Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Reino Vegetal - Parte II

É provável que as primeiras plantas terrestres tenham surgido das algas verdes. Assim sendo, surgiu as criptógamas (grego: cryptós: escondido; gamas: sementes) não produzem com eficiência gametas. Estou referindo ao filo Briófita (musgos) e Pteridófita (samambaias), pois as mesmas não produzem flores, sementes e nem frutos.

Filo Briófita.
São plantas anfíbias, porque apresentam ciclo vital em locais terrestres úmidos. Absorvem água pelas folhas, caules e rizóides e crescem principalmente em ambientes úmidos e sombreados. Apresentam em ambientes de água doce e nenhuma ocorre no mar. Representantes: musgos, hepáticas e antóceros.
Característica marcante é a ausência de tecidos vasculares (avasculares) e o transporte de nutrientes e água se faz lentamente, de célula para célula pela difusão. Por este fato, o crescimento desses vegetais são limitados a ficarem próximos ao solo, não ultrapassando 20 centímetros de altura.
Reproduzem-se por alternância de gerações (metagênese), onde o gametófito (parte verde) duradoura, e o esporófito transitória e dependente do gametófito feminino. Freqüentemente, os gametófitos são dióicos (unissexuados) e, produzem os órgãos reprodutores (gametângios), onde são formados os gametas.
O gametângio feminino (arquegônio) produz o gameta feminino (oosfera). O gametângio masculino (anterídio) forma os gametas masculinos (anterozóides) biflagelados.
Há necessidade para completar o ciclo reprodutivo, a presença de água da chuva. O fenômeno de encontro dos gametas chama-se quimiotactismo, pois os anterozóides como movimento flagelar são atraídos para o interior do arquegônio por reações químicas produzidas pelo órgão feminino. Desta união forma-se o zigoto.
Através da meiose ocorrida no esporófito, formam-se os esporos morfologicamente iguais (isosporadas).
Nos musgos, a germinação dos esporos leva a formação de filamentos verdes, ramificados, denominados protonemas. Cada protonema é capaz de produzir muitos gametófitos.
Muitas briófitas apresentam reprodução assexuada à custa de gemas ou propágulos, pequenos pedaços da planta que se soltam, são levados pela água e originam novas plantas.

Filo Pteridófita.
Em geral, são plantas terrestres de ambientes úmidos, havendo algumas espécies de água doce. Não ocorrem no mar. Representantes: samambaias, avencas, licopódios, selaginelas e cavalinhas.
Característica marcante é a presença de vasos condutores (vasculares) ou traqueófitas.
Reproduzem-se por metagênese. O esporófito (parte ornamental) duradoura, geralmente com raízes, caules e folhas. O gametófito (prótalo) verde, transitório e de tamanho reduzido. Apresenta, em algumas espécies o hermafroditismo (monóico) ou unissexuado (dióico). Os anterídios, órgãos reprodutores masculinos, encontra-se os anterozóides (pluriflagelados). Os atquegônios, órgãos femininos, formam as oosferas. o fenômeno de encontro dos gametas é o quimiotactismo. As pteridófitas são subdivididas em dois grupos:
- Isosporadas ou homosporadas --> esporos morfologicamente idênticos. Produzem prótalos hermafroditas. Exemplares: samambaias e avencas. Esporos alojam-se nos esporângios, embaixo das folhas, em pontos marrons ou pretos, formando os soros (podem ser protegidos por indúsios --> expansões dos folíolos).
- Heterosporadas --> produzem dois tipos de esporos: micrósporos (pequenos) e os macrósporos (ou megásporos) grandes. Micrósporos produzem os gametófitos masculinos ou microprótalos (anterozóides). Os macrósporos produzem os gametófitos femininos ou macroprótalos (megaprótalos) formando arquegônio e oosfera. Exemplares: selaginelas e algumas variedades de samambaias.
Deve-se atentar que há uma classificação por divisões neste filo:
- Pterophyta - filicíneas ou pterófitas, como as samambaias e as avencas, que vivem em ambiente úmido. Há também epífitas, que vivem sobre o tronco de árvores e arbustos, e outras aquáticas, como a Marsilea e a Salvinia.
- Lycophyta - licófitas ou licopodíneas, atualmente representadas pela Selaginella e pelo Lycopodium.

Apresentado mais uma parte do reino vegetal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário