Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Mundo visível - parte II

Na primeira parte, o mundo tornou-se visível com a presença dos fungos. Agora, dando continuidade a este mundo, falarei do mundo mais visível existente, ou seja, o mundo dos animais, Reino Animalia.
Relembremos que as características mais importantes para reconhecer este reino são:
-Seres bióticos eucariontes (presença de núcleo nas células);
-Pluricelulares (seres compostos por várias células);
-Heterotróficos ( seres buscam seu alimento em outro ser vivo).

Seus representantes se locomovem e são possuidores de órgãos dos sentidos e sistema nervoso (estes órgãos têm como função dar coordenação e localização de presas para seu alimento).
Reproduzem normalmente pela forma sexuada com produção de gametas (células sexuais).
A reprodução é caracterizada por seres que apresentam órgãos especializados chamados gônadas, sendo testículos a gônada masculina (produz espermatozóides) e o ovário a gônada feminina (produz óvulos).
Os animais que possuem as gônadas masculina e feminina no mesmo organismo são denominado monóicos ou hermafrodita. Exemplo: minhoca.
Os animais que possuem as gônadas em organismos diferentes são denominados dióicos ou unissexuado.
Podemos diferenciar os machos das fêmeas pelo dimorfismo sexual, diferenças não só sexuais, mas estruturais.
Essas diferenças estruturais são denominadas caracteres sexuais secundários como: tamanho, coloração, órgãos especiais, etc.

Outra característica marcante é o fato de alguns animais, após os primeiros estágios de desenvolvimento, o embrião aparenta-se em sua forma com o indivíduo adulto. A isto é denominado desenvolvimento direto.
Porém, outros animais, ao atingirem a fase adulta, passam por uma série de transições, assim, o denominamos de desenvolvimento indireto ou metamorfósico. Ex: borboleta.

Com relação ao aspecto corporal, há um plano de organização baseado na simetria do animal. Assim, os animas se enquadram em duas categorias: os radiados e os bilaterais.
Os radiados apresentam simetria radial, ou seja, seu corpo apresenta vários pólos, como uma estrela. Ex: anêmonas-do-mar e nas estrelas-do-mar.
Os bilaterais apresentam simetria bilateral na maioria dos animais. Consiste num plano mediano que divide o corpo do animal em duas metades iguais e opostas. Fato importante é que com a simetria bilateral, evoluiu-se para a cefalização, concentração do sistema nervoso e órgãos dos sentidos em uma extremidade do corpo denominado cabeça.

Os animais podem ser, também, agrupados em conformidade ao desenvolvimento embrionário:
- sem folhetos embrionários --> poríferos.
- diblásticos (endoderma e ectoderma) --> cnidários.
- triblásticos (endoderma, ectoderma e mesoderma) --> acelomados (sem cavidade) --> platelmintos
                                                                               --> pseudocelomados (falsa cavidade) --> nematódeos
                                                                               --> celomados (com cavidade) --> anelídeos
                                                                                                                               --> moluscos
                                                                                                                               --> artrópodes
                                                                                                                               --> equinodermas
                                                                                                                               --> cordados

Classificação dos animais: Grupo vertebrata e grupo invertebrata. (presença ou ausência de coluna vertebral).
- Filo Porifera ou espongiários: animais simples, aquáticos, principalmente marinhos. Vivem fixos no substrato (fundo de mares, rios, lagos, etc.) e apresentam, no corpo, numerosos poros.
- Filo Cnidaria ou celenterados: animais aquáticos, simetria bilateral, apresenta tentáculos e células urticantes. Ex: hidra, água-viva, anêmona e corais.
- Filo Platyhelminthes ou platelmintos: vermes com corpo achatado, simetria bilateral e cefalização. Vivem livremente e outras parasitas. Ex: planária, fascíola e tênias.
- Filo Nematohelminthes ou nematódeos: vermes com corpo cilíndrico e alongado, simetria bilateral, com formas de vida livre ou parasitas de animais e plantas. Ex: lombrigas, ancilóstoma e filária.
- Filo Annelida ou anelídeos: vermes aquáticos e terrestres, corpo segmentado ou anelado. Ex: minhoca e sanguessuga.
- Filo Arthropoda ou artrópodes: animais de corpo segmentado, revestido por carapaça quitinosa, apêndices  (patas, antenas) articulados, terrestres e aquáticos, vida livre ou parasita. Maior filo do reino Animal. Ex: insetos e aracnídeos.
- Filo Mollusca ou moluscos: animais de corpo mole e segmentado (cabeça, pé e massa visceral) e, geralmente, revestido por uma concha calcária. Aquáticos, principalmente. Ex: lesmas, caracóis, caramujos, lulas, polvos e mexilhões.
- Filo Echinodermata ou equinodermos: animais exclusivamente marinhos, simetria radial, corpo revestido por placas calcárias, esqueleto rígido ou flexível, presença de espinhos. Ex: ouriço-do-mar, estrela-do-mar e lírio-do-mar.
- Filo Chordata ou cordados: animais que apresentam, em algum estágio vital, a notocorda, eixo esquelético que suporta o corpo. Ex: tunicados, anfioxo e vertebrados.

Chegamos ao final desta primeira parte referente aos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário