Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Reino Animalia - Parte I

Filo Poriphera --> animais com o corpo cheio de poros (orifícios), aquáticos, predominantemente marinhos. Vivem fixados em rochas, conchas e outras superfícies submersas. Quanto a simetria, são assimétricos ou têm simetria radial.

Organização: simples com o corpo na forma de um saco, com uma abertura principal (ósculo) que interliga a cavidade interna (átrio) ou espongiocele. Há uma parede formada por dupla camada celular, sendo a externa (pinacócitos) achatadas e justapostas e, uma camada interna, que envolve o átrio, formada por células flageladas (coanócitos) providas de colarinho envolvendo o flagelo.
Entre as camadas, a mesogléia, substância gelatinosa com presença de elementos esqueléticos (espículas calcárias e silicosas) ou por uma rede de fibras (espongina).
Há duas células típicas dos poríferos: porócitos (célula tubulosa) constituindo o a ligação entre átrio com o meio externo e, amebócitos (célula amebóide) presente na mesogléia e na constituição dos elementos esqueléticos.

Distinção entre as esponjas --> são três tipos:
- Áscon --> tipo mais simples com a cavidade atrial revestida totalmente por coanócitos;
- Sícon --> tipo intermediário com parede espessa com dois tipos de canais: inalantes e exalantes;
- Lêucon --> tipo mais evoluído, parede ainda mais espessa percorrida por um complexo sistema de canais e câmaras.

As esponjas são conhecidas como animais filtrantes, pois se alimentam de animais microscópicos através do batimento flagelar dos coanócitos.

Classificação das esponjas:
- Esponjas calcárias --> esqueleto formado por espículas calcárias;
- Esponjas-de-vidro --> esqueleto contém fibras silicosas com seis raios;
- Demospôngias --> esqueleto apresenta espículas e fibras de espongina.

Reprodução: assexuada (brotamento ou regeneração de pedaços do corpo) ou sexuada, com formação de larvas móveis (anfiblástula e parenquímula), importantes para a dispersão de um animal fixo que, de outra forma, não poderia colonizar novos ambientes.

Filo Cnidaria --> animais aquáticos, principalmente marinhos. Simetria radial com uma série de tentáculos envolvendo a boca. Apresenta-se de dois tipos: pólipos e medusas.

Organização: Há uma parede que envolve uma cavidade central (cavidade gastrovascular). Essa parede é formada por duas camadas celulares, a externa (ectoderma) e a interna (endoderma), separadas pela mesogléia, gelatinosa.
Na ectoderma temos as cnidas ou cnidoblastos, células típicas e exclusivas desses animais. São células ovóides com uma cápsula onde aparece um filamento enrolado contendo uma substância de caráter tóxico (hipnotoxina). Esta substância e expelida por um cnidocílio, filamento que injeta no animal a toxina, sendo o efeito letal (pequenos animais) e paralisantes (maiores). Na espécie humana provoca a queimadura grave.

O organismo na forma pólipo, tem a forma de um cilindro de base alargada que fixa a um substrato. Em sua extremidade oposta, encontra-se a boca com tentáculos com cnidoblastos. A hidra é um representante.
São representantes também as anêmonas-do-mar, ou flores-do-mar. Pólipos coloridos fixados em rochas. Os corais, colônias de pólipos, secretam um esqueleto externo de carbonato de cálcio (recifes de coral).

O organismo na forma medusa, nadam livremente e são conhecidas por águas-vivas. O corpo lembra uma campânula ou umbela. Na face superior, convexa, é chamada exumbela e, na inferior, côncava, é a subumbela. A superfície externa é recoberta pela ectoderma, e as cavidades internas, pela gastroderma. Entre elas, uma grande quantidade de mesogléia. As caravelas, Physalia pelagica, é uma colônia polimórfica.

Classificação dos cnidários:
- Hidrozoários --> predomina os pólipos. Existem seres isolados ou em colonias. Ex: caravelas;
- Cifozoários --> predomina as medusas. Ex: Aurelia aurita, a água-viva;
- Antozoários --> pólipos evoluídos. Não formam medusas. Ex: Anêmonas e corais.

Reprodução: sexuada; com sexos separadas, fecundação externa e desenvolvimento indireto (larva plânula) ou assexuada, por brotamento ou estrobilização (corpo se divide em várias partes). Na reprodução sexuada alterna-se com a assexuada (alternância de gerações ou metagênese). Assim, os pólipos originam de forma assexuada as medusas, e alternadamente, por reprodução sexuada originam os pólipos.

Aqui encerra-se um resumo bem específico dos poríferos e cnidários (celenterados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário