Total de visualizações de página

domingo, 10 de junho de 2012

Testes de conhecimentos- Glicídios e lipídios.

1) (FEI-SP) modificada - Qual dos alimentos abaixo tem função basicamente energética?

   a) mel
   b) bife
   c) cenoura
   d) ovo

2) (Vunesp) modificada - São considerados oses ou monossacarídeos:

   a) maltose e glicose.
   b) sacarose e maltose.
   c) glicose e frutose.
   d) amido e glicogênio.

3) (UFMG) modificada - Os lipídios de procedência animal são mais perniciosos à saúde humana do que os de origem vegetal porque contêm com larga margem de freqüência um componente que se agrega às paredes das artérias, diminuindo-lhes o diâmetro e justificando o aparecimento de uma doença chamada aterosclerose. Esse componente é:

   a) o ácido úrico.
   b) o colesterol.
   c) a lecitina.
   d) o glicerol.

4) (UFU-MG) modificada - O colesterol é um esteroide que constitui um dos principais grupos de lipídios. Com relação a esse tipo particular de lipídio, é correto afirmar que:

   a) na espécie humana, o excesso de colesterol aumenta a eficiência da passagem do sangue no interior dos vasos sanguíneos, acarretando a aterosclerose.
   b) o colesterol participa da composição química das membranas das células animais e é precursor dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrógeno).
   c) o colesterol é encontrado em alimentos de origem tanto animal como vegetal (por exemplo, manteigas, margarinas, óleos de soja, milho, etc.), uma vez que é derivado do metabolismo dos glicerídeos.
   d) nas células vegetais, o excesso de colesterol diminui a eficiência dos processos de transpiração celular e da fotossíntese.


GABARITO: 1-a; 2-c; 3-b; 4-b.

Nenhum comentário:

Postar um comentário