tag:blogger.com,1999:blog-66426463756877067202023-11-15T09:48:33.030-08:00Ensinar BiologiaBiólogo e Professor José Pedro Cunha Ianni. Blog destinado aos amantes da Biologia e para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos nesta ciência.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.comBlogger79125tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-91952283056049136562012-10-24T18:51:00.000-07:002012-10-24T18:51:20.110-07:00Testes de conhecimentos1) (Unirio - RJ - adaptada) Assinale a opção que contém apenas seres procariontes:<br />
<br />
a) vegetais e bactérias.<br />
b) cianofíceas e bactérias.<br />
c) protozoários e fungos.<br />
d) algas e cianofíceas.<br />
<br />
2) (Vunesp- SP - modificada) Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características:<br />
<br />
a) não possuem material genético.<br />
b) possuem material genético como os eucariontes, mas são anucleados.<br />
c) possuem núcleo, mas o material genético encontra-se disperso no citoplasma.<br />
d) possuem material genético disperso no núcleo, mas não em estruturas organizadas denominadas cromossomos.<br />
<br />
3) (Unifor- CE - modificada) A teoria celular proposta por Schleiden e Schwann afirmava que:<br />
<br />
a) vegetais e animais são constituídos por células.<br />
b) toda célula provém de uma célula preexistente.<br />
c) todas as células vivas têm núcleo individualizado.<br />
d) há estreita relação entre forma e função nas células.<br />
<br />
4) (PUC - RJ - modificada) A chamada "estrutura procariótica" apresentada pelas bactérias indica que esses seres vivos são:<br />
<br />
a) destituídos de membrana plasmática.<br />
b) dotados de organelas membranosas.<br />
c) desprovidos de membrana nuclear.<br />
d) destituídos de núcleo onde se encontra o material genético.<br />
<br />
<br />
<br />
GABARITO: 1-B; 2-C; 3-A; 4-C.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-47142132494898312312012-10-24T18:39:00.001-07:002012-10-24T18:39:43.886-07:00Você sabia?O conhecimento da célula advém graças a microscopia, sem ela, não teríamos como estudá-las.<br />
<br />
O primeiro microscópio compunha de uma peça de cobre com um pequeno orifício no centro onde se colocava uma gota de azeite que servia de lente, atrelado a um parafuso rosqueado onde se colocava a peça a ser estudada até o encontro com a lente. Foi assim os estudos de Robert Hooke no século XVII.<br />
<br />
Após séculos surgiram o microscópio óptico com um conjunto de lentes (objetiva e ocular) e uma fonte luminosa, onde ampliava a imagem até 1500 vezes. O material a ser observado deve ser muito fino para que a luz possa atravessá-lo. O instrumento de corte é o micrótomo.<br />
<br />
Para melhor observação utiliza-se de corantes para contrastar com a peça a ser visualizada. Quando há necessidade de uma preparação mais duradoura utiliza-se de fixadores.<br />
<br />
A citologia ganhou um instrumento que impulsionou seu estudos, o microscópio eletrônico de transmissão nos anos de 1939. O feixe luminoso é composto por elétrons - em vez de luz - cuja imagem pode ser ampliada até 400 000 vezes.<br />
<br />
Logo após, a microscopia mais desenvolvida trouxe o microscópio eletrônico de varredura, possibilitando imagens em alto relevo, ou seja, tridimensional do material a ser observado.<br />
<br />
Nos anos de 1981, o microscópio de tunelamento eletrônico, ampliou as imagens até 100 milhões de vezes, capaz de fornecer imagens do átomo e moléculas.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-45674088937553162642012-10-24T18:22:00.002-07:002012-10-24T18:22:38.849-07:00Citologia - visão geralNeste resumo será apresentado a menor porção viva dos seres vivos, primeiramente, dando uma visão generalizada e após aprofundamento necessário para estudar: a CÉLULA.<br />
<br />
Com o descoberta da microscopia por Robert Hooke em 1665, este cientista em observação a uma camada vegetal denominada cortiça, fez suas primeiras observações sobre qual seria a menor porção viva de um ser vivo. Em suas pesquisas percebeu que ao visualizar a cortiça em um microscópio bem simples, só visualizou pequenas cavidades com aparência de colmeia de abelhas. Ele designou estas pequenas cavidades de células (latim: cella = cavidade e ula = terminação diminutiva feminina).<br />
Porém, com o passar dos séculos, a microscopia eletrônica trouxe uma visão microscópica até não imaginada pelo homem. Do experimento inicial de Robert Hooke chegou a conclusão que, a célula, visualizada por ele, nada mais era do que a membrana celulósica (parede celular) de uma célula vegetal.<br />
Na verdade, a cavidade identifica que houve uma célula e restou a parede celular por ser rija (endurecida).<br />
<br />
<b>Teoria Celular</b><br />
<b><br /></b>
Com o estudo de Robert Hooke, abriu campos de pesquisa para a célula. Na Alemanha, berço das grandes descobertas no campo biológico, Mathias Schleiden e Theodor Schwann, estudavam células animais e vegetais e, através de um congresso em Viena, apresentaram seus trabalhos.<br />
Para espanto dos cientistas e todos que participavam do evento, Schleiden e Schwann concluíram que pesquisaram a mesma estrutura - célula - e enunciaram a seguinte tese: "Todos os seres vivos são formados por células".<br />
Com este passo, houve a apresentação e enunciamento da Teoria Celular.<br />
Na atualidade, a teoria celular foi ampliada e surgiu um novo conceito de célula: a célula é a unidade morfológica e fisiológica dos seres vivos.<br />
Com este novo pensamento, concluí-se que além de todos os seres vivos apresentarem como formação estrutural por células (morfologia) as funções desempenhadas vitais dependem da célula (fisiologia).<br />
Um novo cientista alemão, Rudolph Virchow, acrescentou a teoria celular que: "Toda célula vem sempre de outra célula", portanto, responsável pela hereditariedade dos seres vivos.<br />
<br />
<b>Dimensão celular</b><br />
<b><br /></b>
Salienta-se que a célula como menor unidade viva do ser vivo, apresenta uma dimensão calculável. A maioria das células estudadas variam de 10 e 100 micrômetros equivale a 0,01 a 0,1 mm. O limite compreende a relação entre a área de sua superfície e seu volume.<br />
A partir desse conhecimento, consequentemente foi descoberto que indivíduos da mesma espécie apresentam tamanhos diferentes por apresentarem maior número de células e não pelo tamanho da célula em si.<br />
A este fato foi criado um enunciado Lei do volume celular, ou conhecida como Lei de Driesch, seu fundador.<br />
Concluindo: Em indivíduos da mesma espécie e com o mesmo grau de desenvolvimento, células do mesmo tecido são do mesmo tamanho.<br />
Quanto a forma da célula são as mais variadas formas. Cada célula tem uma forma adaptada à sua função e está sob controle dos genes, e, também sofre influência de fatores externos.<br />
<br />
<b>Procariontes e eucariontes</b><br />
<b><br /></b>
Os estudos da célula apresentou um relatório que demonstrou que havia dois tipos de células dependendo do tipo de estrutura celular. A estes dois grupos foram denominados: procariontes e eucariontes.<br />
<br />
As células mais primitivas receberam a denominação de procariotas (proto = primitivo; cario = núcleo), pois estas células por serem primitivas apresentaram em seres simples - unicelulares - sem um núcleo individualizado por membranas; o material genético não estava envolto em membrana e se interage com o citoplasma (material gelatinoso). Temos como representantes: as bactérias, as algas cianofíceas e os micoplasmas. Um particular que não pode ser esquecido, as algas azuis cianofíceas também são chamadas de cianobactérias.<br />
<br />
As células mais desenvolvidas, as eucarióticas (eu = bom; cario = núcleo), têm o material genético envolvido por uma membrana que delimita-o do citoplasma, além de outras estruturas denominadas organelas citoplasmáticas, ausentes nas células procarióticas. Este tipo celular é visto em seres unicelulares como: protozoários, algumas algas e certos fungos; em seres pluricelulares como: animais, plantas e fungos em geral.<br />
<br />
Estudos apontam que a célula eucariótica surgiu de célula procariótica por processos denominados invaginações da membrana que acabaram por formar canais e vesículas dando origem a estruturas como: membrana nuclear (carioteca ou cariomembrana), retículo endoplasmático, complexo de Golgi (aparelho de Golgi) e outras. Algumas organelas como a mitocôndria e o cloroplasto, apontam ter surgido de células bacterianas que invadiram as células primitivas e passaram a fazer parte por apresentarem funções vitais para a célula.<br />
<br />
Aqui encerra-se este primeiro momento com o estudo da Citologia Geral.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-53700935828191622682012-06-17T15:05:00.005-07:002012-06-17T15:05:53.091-07:00Testes de conhecimentos - Proteínas.1) PUC-MG modificada - Uma célula, em condições de laboratório, teve cortado seu suprimento de aminoácidos. De imediato, não mais poderão ser formados(as):<br />
<br />
a) lípides.<br />
b) proteínas.<br />
c) glicídios.<br />
d) polissacarídeos.<br />
<br />
2) (UFRGS - modificada) Considere as seguintes afirmativas:<br />
<br />
I - As proteínas são moléculas de grande importância para os organismos: atuam tanto estruturalmente como metabolicamente.<br />
II - As enzimas são proteínas que atuam como catalisadores biológicos.<br />
III - Existem proteínas que atuam como linhas de defesa do organismo e algumas delas são conhecidas como anticorpos.<br />
<br />
Quais são corretas?<br />
<br />
a) Apenas I.<br />
b) Apenas I e II.<br />
c) Apenas II e III.<br />
d) I, II e III.<br />
<br />
3) PUC-RJ - modificada - Chama-se aminoácido essencial o aminoácido que:<br />
<br />
a) não é sintetizado no organismo humano.<br />
b) é sintetizado em qualquer organismo animal.<br />
c) só existe em determinados vegetais.<br />
d) é indispensável ao metabolismo energético.<br />
<br />
4) (Ufes) modificada - São alimentos ricos em proteínas:<br />
<br />
a) leite, carne e soja.<br />
b) leite, ovo e farinha de milho.<br />
c) leite, café e banana.<br />
d) leite, carne e azeite.<br />
<br />
<br />
GABARITO: 1-b; 2-d; 3-a; 4-a.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-37810372980352338232012-06-17T14:47:00.004-07:002012-06-17T14:48:31.048-07:00Você sabia? Enzimas e doenças hereditárias.<br />
<br />
Alguns problemas congênitos de má formação ou até não formação de enzimas por um gene deficiente, podem causar problemas sérios.<br />
<br />
Assim, há pessoas que não produzem a enzima que tem como função transformar a fenilalanina, encontrada nas proteínas dos alimentos que ingerimos.<br />
<br />
Sem a fenilalanina, o sangue atinge uma alta concentração de um corpo químico chamado cetona dando origem a doença fenilcetonúria.<br />
<br />
Essa doença atinge o cérebro causando lesões e, para estas pessoas, há necessidade de dieta pobre em fenilalanina para não agravar o problema.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-58095446439037220162012-06-17T14:42:00.001-07:002012-06-17T14:42:36.970-07:00Proteínas.Neste capítulo abordarei as moléculas presentes em todas as estruturas da célula, fundamentais para o funcionamento dos organismos e, também, as enzimas, biocatalisadoras das reações químicas, não se esquecendo de alguns hormônios e os anticorpos.<br />
<br />
<u>PROTEÍNAS</u><br />
<u><br /></u><br />
São moléculas longas formadas por moléculas menores, os aminoácidos. As proteínas podem ser combinadas por vinte tipos de aminoácidos. São constituídas por Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Nitrogênio (C,H,O,N) e frequentemente por Enxofre (S) e fósforo (P).<br />
Os aminoácidos são formados por grupamento amina (NH3) e o grupo ácido carboxílico (COOH) ou carboxila, associado a um grupo R (variante para a formação dos vinte aminoácidos).<br />
<br />
Tipos de aminoácidos:<br />
- Ala - Alanina; Arg - Arginina; Asp N - Asparagina; Asp - Ácido aspártico; Cys - Cisteína; Glu - Ácido glutâmico; Glu N - Glutamina; Gli - Glicina; His - Histidina; Ileu - Leu - Leucina; Lys - Lisina; Met - Metionina; Phe - Fenilalanina; Pro - Prolina; Ser - Serina; Thr - Treonina; Tryp - Triptofano; Tyr - Tirosina; Val - Valina.<br />
Os vegetais fabricam todos os aminoácidos que necessitam a partir de cadeias de carbono (fotossíntese) e de nitrato (NO3-) do solo.<br />
Os animais não são capazes de fabricar os aminoácidos, mas fabricam aminoácidos a partir de outro obtido na alimentação.<br />
<br />
Aminoácidos essenciais - histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina - obrigatórios na alimentação.<br />
A união de um aminoácidos pela parte carboxila a outro aminoácido pela parte amina recebe o nome de ligação peptídica tendo como produto um peptídeo. Esta união pode formar também os dipeptídeos, tripeptídeo e acima de quatro aminoácidos polipeptídeo.<br />
<br />
As proteínas podem ser divididas em:<br />
- simples - só apresentam aminoácidos;<br />
- conjugadas - além dos aminoácidos, outras substâncias. Parte proteica e parte não-proteica (grupo prostético).<br />
<br />
As funções que as proteínas podem apresentar são:<br />
- Estrutural - formando as membranas celulares junto aos lipídios;<br />
- Catalisadora - participa da reação química acelerando-a sem ser consumido.<br />
- Transportadora - participante constituinte dos glóbulos vermelhos do sangue;<br />
- Contráctil - participa nos músculos com a actina e miosina;<br />
- Imunológica - participação nas imunoglobulinas (anticorpos);<br />
- Reguladora - participa na formação dos hormônios insulina e adrenalina.<br />
<br />
As proteínas se apresentam em formas como simples filamento ou por vários filamentos ligados entre si.<br />
a sequência de aminoácidos formam estruturas como:<br />
- Primária - estrutura filamentar; exemplo: insulina<br />
- Secundária - estrutura em forma de dupla hélice; exemplos: hemoglobina<br />
- Terciária - estrutura globosa; exemplo: mioglobina.<br />
<br />
O rompimento das ligações químicas das proteínas chama-se desnaturação que ocorre com a mudança de pH e temperatura.<br />
<br />
As enzimas são proteínas específicas que tem a função de acelerar as reações químicas, pois apresentam uma energia de ativação necessária para desencadear a reação química, portanto dando a função de biocatalisadora e a reação química de catálise.<br />
<br />
A enzima é formada por uma parte proteica (co-enzima), sendo a parte não-proteica o co-fator. Em reações químicas com vitaminas ela funciona como co-enzima e a vitamina (apoenzima) e o conjunto de holoenzima.<br />
<br />
A enzima se liga a uma substância (substrato) formando uma ligação química denomina chave-fechadura, porque as enzimas são específica aos seus substratos. No local onde ocorre a ligação química denomina-se centro ativo.<br />
<br />
As enzimas são alteradas por fatores externos como:<br />
- Concentração do substrato; temperatura; e acidez da solução (pH).<br />
<br />
As enzimas sofrem nomenclatura com terminação (-ase) e temos duas enzimas consagradas exceção à regra a tripsina e a pepsina. Além das específicas hidrolases (água) e as transferases (transferência).<br />
<br />
Aqui encerra-se um resumo geral e específico das proteínas.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-18512064165485040472012-06-10T10:10:00.000-07:002012-06-10T10:10:01.254-07:00Testes de conhecimentos- Glicídios e lipídios.1) (FEI-SP) modificada - Qual dos alimentos abaixo tem função basicamente energética?<br />
<br />
a) mel<br />
b) bife<br />
c) cenoura<br />
d) ovo<br />
<br />
2) (Vunesp) modificada - São considerados oses ou monossacarídeos:<br />
<br />
a) maltose e glicose.<br />
b) sacarose e maltose.<br />
c) glicose e frutose.<br />
d) amido e glicogênio.<br />
<br />
3) (UFMG) modificada - Os lipídios de procedência animal são mais perniciosos à saúde humana do que os de origem vegetal porque contêm com larga margem de freqüência um componente que se agrega às paredes das artérias, diminuindo-lhes o diâmetro e justificando o aparecimento de uma doença chamada aterosclerose. Esse componente é:<br />
<br />
a) o ácido úrico.<br />
b) o colesterol.<br />
c) a lecitina.<br />
d) o glicerol.<br />
<br />
4) (UFU-MG) modificada - O colesterol é um esteroide que constitui um dos principais grupos de lipídios. Com relação a esse tipo particular de lipídio, é correto afirmar que:<br />
<br />
a) na espécie humana, o excesso de colesterol aumenta a eficiência da passagem do sangue no interior dos vasos sanguíneos, acarretando a aterosclerose.<br />
b) o colesterol participa da composição química das membranas das células animais e é precursor dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrógeno).<br />
c) o colesterol é encontrado em alimentos de origem tanto animal como vegetal (por exemplo, manteigas, margarinas, óleos de soja, milho, etc.), uma vez que é derivado do metabolismo dos glicerídeos.<br />
d) nas células vegetais, o excesso de colesterol diminui a eficiência dos processos de transpiração celular e da fotossíntese.<br />
<br />
<br />
GABARITO: 1-a; 2-c; 3-b; 4-b.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-90039533379925298672012-06-10T09:57:00.002-07:002012-06-10T09:57:38.966-07:00Você sabia?<b><u>ESTERÓIDES ANABOLIZANTES</u></b><div>
<b><u><br /></u></b></div>
<div>
Cuidado!</div>
<div>
<br /></div>
<div>
São produtos sintéticos semelhantes ao hormônio masculino testosterona que utilizado de forma descontrolada pode interromper o crescimento do adolescente, causar hepatite, danos aos rins, câncer do fígado, problemas de comportamento (depressão, aumento da agressividade e irritabilidade), aumento da pressão arterial e do risco de ataque cardíaco.</div>
<div>
No homem pode provocar esterilidade e atrofia dos testículos.</div>
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Na mulher desequilibra o ciclo menstrual e desenvolve características masculinizantes (presença de pelos na face).</div>
<div>
Por isso são proibidos em competições esportivas como dopping.</div>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-89268339356968439952012-06-10T08:53:00.002-07:002012-06-10T08:53:36.271-07:00CITOLOGIA - Glicídios e lipídios.Neste tópico desenvolverei o assunto sobre glicídios e lipídios, nutrientes responsáveis pela quantidade energética dos seres vivos.<br />
<br />
<u>GLICÍDIOS</u><br />
Os glicídios, glúcides, glícides, sacarídeos, açúcares, carboidratos ou hidratos de carbono (do grego: glicos: doce) são biomoléculas constituídas de átomos de Carbono, Oxigênio, Hidrogênio (C,H,O).<br />
São consideradas as moléculas principais como fonte energética celular com importância na constituição das paredes celulares e presentes em abundância nos tecidos. Encontram-se, também, nos ácidos nucléicos com a participação das estruturas gênicas.<br />
Sua formação química consiste na proporção 1:2:1 de carbono, hidrogênio e oxigênio dando a fórmula geral (CH2O)n, onde n é o número de átomos de carbono.<br />
<br />
Classificação:<br />
-Monossacarídeos: açúcares simples; não sofrem hidrólise (quebra pela molécula de água); variam de 3 a 6 carbonos em sua moléculas; mais importantes: pentoses C5H10O5 - ribose - açúcar do RNA e do ATP (Trifosfato de Adenosina); C5H10O4 - desoxirribose - açúcar do DNA. hexoses C6H12)6 - glicose, galactose e frutose.<br />
- Dissacarídeos: açúcares intermediários; insolúveis em água; variam de 2 moléculas a 10 moléculas unidas; mais importantes: fórmula geral C12H22O11 - sacarose - união da glicose + frutose (cana de açúcar e tecidos das plantas); maltose - união de glicose + glicose (cevada); lactose - união de glicose + galactose (leite).<br />
- Polissacarídeos: açúcares complexos; sofrem hidrólise; união acima de 10 moléculas de monossacarídeos (monômeros) formando os polímeros (polimerização); reserva energética; mais importantes: fórmula geral (C6H10O5)n - amido (amilo) - reserva energética vegetal (raiz, caule e tubérculos e sementes); glicogênio - reserva energética animal (músculos) - polissacarídeos de armazenamento - celulose - formando parede celular nas células vegetais - polissacarídeo estrutural; quitina - componente da carapaça de artrópodes e parede celular dos fungos; ácido hialurônico - componente das células nos tecidos animais - polissacarídeo nitrogenado.<br />
<br />
<u>LIPÍDIOS</u><br />
Os lipídios, lípides, gorduras, óleos (do grego: lipos: gordura animal) são biomoléculas constituídas de átomos de Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Fósforo (C,H,O,P); são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos como álcool, querosene, clorofórmio, éter e benzina.<br />
São moléculas principais como reserva energética, pois quando oxidadas liberam energia que constituem as membranas celulares, mas, também se apresentam para a produção de vitaminas e hormônios. No tecido nervoso funciona como isolante elétrico do impulso nervoso.<br />
Por serem complexas apresentam funções energética, estrutural e reguladora.<br />
Sua formação química advém da união de glicerol (álcool) + ácidos graxos (ácidos de longa cadeia de carbono).<br />
<br />
Classificação:<br />
-Glicerídeos: gorduras e óleos - encontrados nos alimentos formados por glicerol (álcool de 3 carbonos) + 3 moléculas de ácidos graxos. Ácidos graxos com ligação dupla entre carbonos - insaturados - os óleos - líquidos em temperatura ambiente; Ácidos graxos com ligação simples entre carbonos - gorduras - apresentam na forma sólida em temperatura ambiente. São chamados comumente de Triglicérides ou triglicerídeos.<br />
- Cerídios: ceras - encontrados nos vegetais (impermeabilizante), favo de mel de abelha e do orelha humana (proteção); formado por álcool de cadeia longa + ácido graxo.<br />
- Fosfolipídios: encontrados como componentes das membranas celulares. formados por molécula de álcool (colina ou inositol) + ácidos graxos + ácido fosfórico + molécula nitrogenada; molécula polar com parte hidrófila (ácido fosfórico + álcool) e dupla camada hidrófoba (ácido graxo).<br />
- Esteróides: Colesterol, hormônios sexuais, ácidos biliares e a vitamina D - formados por várias cadeias fechadas (não são ésteres de ácidos graxos) associadas aos lipídios; mais importantes: colesterol - presente nas membranas celulares; hormônios sexuais - testosterona e estrógeno; ácidos biliares - auxilias na digestão; vitamina D - combate ao raquitismo.<br />
<br />
Aqui encerra-se mais um breve resumo geral dos glicídios e lipídios.<br />
<br />
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-87763860184887746362012-05-28T16:13:00.003-07:002012-05-28T16:13:51.467-07:00Testes de conhecimentos - água e sais minerais.1) Considere as duas colunas abaixo:<br />
<br />
I . Ferro 1. Essencial à coagulação do sangue.<br />
II . Potássio 2. Componente da clorofila.<br />
III. Magnésio 3. Principal íon positivo no interior da célula; influencia a<br />
atividade dos nervos.<br />
IV . Cálcio 4. Principal íon positivo do líquido extracelular; essencial<br />
para a condução do impulso nervoso.<br />
V . Sódio 5. Componente da hemoglobina.<br />
<br />
Assinale a alternativa que expressa a associação correta:<br />
<br />
a) I - 5; II - 3; III - 2; IV - 1; V - 4.<br />
b) I - 5; II - 4; III - 2; IV - 1; V - 3.<br />
c) I - 3; II - 4; III - 2; IV - 5; V - 1.<br />
d) I - 3; II - 5; III - 1; IV - 2; V - 4.<br />
<br />
2) A água participa de todos fenômenos abaixo, exceto:<br />
<br />
a) manutenção da temperatura corpórea.<br />
b) transporte de energia.<br />
c) transporte de substâncias.<br />
d) participa de reações metabólicas.<br />
<br />
3) A principal função do íon fosfato é:<br />
<br />
a) manter o equilíbrio osmótico.<br />
b) regular o equilíbrio ácido-base.<br />
c) formar ligações de alta energia.<br />
d) atuar como oxidante energético.<br />
<br />
4) Qual alternativa é a correta:<br />
<br />
a) o íon fosfato é o principal cátion intra e extracelular.<br />
b) o íon cloreto é o principal cátion presente na hemoglobina.<br />
c) o íon ferro está presente na hemoglobina do sangue.<br />
d) o íon magnésio presente nas células animais como responsável pela respiração celular.<br />
<br />
<br />
GABARITO: 1-a; 2-b; 3-c; 4-c.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-39364647971456429782012-05-28T15:50:00.004-07:002012-05-28T15:50:34.705-07:00Você sabia?<b><u>DESIDRATAÇÃO.</u></b><br />
<b><u><br /></u></b><br />
É a perda excessiva de água e sais minerais pelo organismo. Principais ocorrências pela diarreia provocada por bactérias, vírus ou helmintos (vermes) quando em contato com água ou alimento contaminado.<br />
Apresenta alto risco para crianças e idosos que deve sanar o problema através da reidratação com soro caseiro ou sal de reidratação fornecido pelos postos de saúde.<br />
É importante a consulta médica em casos de desidratação, principalmente, se a diarreia for intensa ou ânsia de vômitos intermitentes.<br />
Principais sintomas da desidratação: olhos fundos e ressecados; boca seca; sede exagerada; perda da elasticidade da pele (formam-se dobras que não volta ao normal); sonolência. Em crianças deve se observar: fontanela (moleira) afundada; choro sem lágrimas; diarreia aquosa várias vezes de uma ou duas horas; falta de apetite por não conseguir ingerir alimentos; febre ou sangue nas fezes.<br />
<br />
Fica aqui o recado: É melhor prevenir do que remediar.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-2432460473419464942012-05-28T13:02:00.001-07:002012-05-28T13:02:54.687-07:00CITOLOGIA - Água e Sais Minerais.Dentre os elementos químicos mais abundantes no interior celular temos a água e os sais minerais. Estes elementos se apresentam com grande importância para as reações bioquímicas para manutenção da célula.<br />
Assim, estudaremos, com mais afinco, estes elementos em suas propriedades e características.<br />
<br />
<b><u>ÁGUA</u></b><br />
<b><u><br /></u></b><br />
O elementos químico celular mais abundante na célula é a água, em porcentagem, correspondente a 70% do peso do ser vivo.<br />
Todos os líquidos corporais são a base de água, portanto temos como principais:<br />
<br />
- sangue: líquido condutor de elementos químicos essenciais a célula e o íon oxigênio para a respiração;<br />
- líquido amniótico: líquido que protege o feto contra choques mecânicos e térmicos;<br />
- líquido sinovial: líquido que lubrifica e protege as principais articulações do nosso esqueleto;<br />
- líquido coclear: líquido responsável em produzir as ondas de vibração no vestíbulo para audição;<br />
- líquido lacrimal: líquido responsável pela lubrificação e limpeza dos olhos;<br />
- suor: líquido responsável em eliminar as impurezas através dos poros da pele;<br />
- urina: líquido responsável em eliminar o excesso de ureia e sais minerais de nosso organismo.<br />
<br />
A água faz parte do organismo vivo e se incorpora através de dois modos:<br />
<br />
-endógena: água formada através de reações químicas celulares e por combustão;<br />
- exógena: água adquirida externamente por embebição.<br />
<br />
A água é importante devido suas propriedades, pois a mesma se apresenta na forma molecular. Ela é composta por dois íons hidrogênio e um íon oxigênio.<br />
<br />
Característica preponderante é sua polaridade, pois apresenta cargas positivas (íon hidrogênio) e cargas negativas (íon oxigênio) distribuídos não uniformemente, portanto é uma molécula dipolar.<br />
<br />
Graças a esta propriedade, a água é um ótimo solvente de substâncias iônicas, como por exemplo os sais, e de substâncias polares, como exemplo os ácidos e as bases, facilitando a ocorrência de reações químicas de grande necessidade ao organismo vivo, reações estas denominadas, bioquímicas.<br />
<br />
A molécula de água pode estabelecer interações químicas com outras substâncias denominadas hidrófilas (grego: hydros: água; phylos: afinidade) como exemplo, os açúcares e os sais minerais que são dissolvidos na água.<br />
<br />
Outras substâncias não interagem com a água denominadas hidrófobas (grego: hydros: água; phobos: aversão) como exemplo, as gorduras.<br />
<br />
Outra propriedade de suma importância da água é a capacidade de absorver e de perdes grandes quantidades de calor denominada termorregulação. Esta propriedade permite que a temperatura não varie muito, como nos animais homeotérmicos.<br />
<br />
Propriedades específicas da água, também são importantes para os organismos vivos como a tensão superficial e a capilaridade. A tensão superficial faz com que a molécula de água se torne estável e a capilaridade traz o poder de adesão da água em pequenas superfícies conduzindo em pequenos espaços como nos capilares sanguíneos.<br />
<br />
<b><u>SAIS MINERAIS</u></b><br />
<b><u><br /></u></b><br />
Os sais minerais são íons inorgânicos que apresentam a importante missão de dar plasticidade e ser regulador do organismo vivo.<br />
<br />
Os íons se apresentam como positivos (cátions) e íons negativos (ânions) que interagindo formam os compostos orgânicos importantes para o desenvolvimento e crescimento dos organismos vivos.<br />
<br />
Os sais minerais se apresentam em abundância no solo de nosso planeta e são captados pelas plantas, principal fonte de alimentos dos seres vivos. São encontrados na forma de cristais que são dissolvidos pela água formando compostos químicos essenciais aos seres vivos.<br />
<br />
Nos organismos apresentam-se de três maneiras:<br />
<br />
- forma iônica: dissolvidos na água do organismo vivo;<br />
- esqueleto: formando as estruturas ósseas;<br />
- moléculas orgânicas: formando compostos orgânicos com funções específicas nos seres vivos.<br />
<br />
Tabela de íons principais nos organismos vivos:<br />
<br />
Íons positivos:<br />
<br />
- Cálcio: forma o esqueleto de vários animais e atua na contração dos músculos, no funcionamento dos nervos e na coagulação do sangue.<br />
<br />
- Sódio: ajuda no equilíbrio dos líquidos corporais e no funcionamento dos nervos e da membrana celular.<br />
<br />
- Potássio: age com o sódio no equilíbrio dos líquidos corporais e no funcionamento dos nervos e da membrana celular.<br />
<br />
- Magnésio: forma a clorofila; atua em várias reações químicas com enzimas.<br />
<br />
- Ferro: participação da hemoglobina e atua na respiração celular.<br />
<br />
- Manganês: ajuda a regular diversas reações químicas.<br />
<br />
- Cobre: ajuda na produção de hemoglobina, na formação do pigmento que dá cor à pele (melanina) e participa das enzimas da respiração celular.<br />
<br />
Íons negativos:<br />
<br />
- Fosfato: forma o esqueleto de vários animais e participa da transferência de energia no interior celular e da molécula dos ácidos nucléicos.<br />
<br />
- Cloreto: age com o sódio e ajuda no equilíbrio dos líquidos corporais; forma o ácido clorídrico no estômago.<br />
<br />
- Iodeto: faz parte dos hormônios da tireoide, que controlam a taxa de oxidação da célula e o crescimento.<br />
<br />
- Fluoreto: forma ossos e dentes.<br />
<br />
Aqui encerra-se um breve resumo geral dos líquidos celulares: água e sais minerais.<br />
<br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-64144255386716249762012-05-17T18:59:00.001-07:002012-05-17T18:59:26.226-07:00Você sabia?O conhecimentos dos elementos químicos formadores da célula nos remete a forma de conservação dos alimentos.<br />
<br />
Existem várias formas de conservação dos alimentos como congelamento, aquecimento e aditivos químicos. Mas o salgamento é o mais antigo método de conservação para carne de boi, de porco ou de peixe.<br />
<br />
Quando a conservação se refere a doces, o mais recomendado é a adição de bastante açúcar que ajuda a conservar frutas em compotas e geleias.<br />
<br />
Vale a pena a dica!<br />
<br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-26335870447948724142012-05-17T18:51:00.001-07:002012-05-17T18:51:37.083-07:00CITOLOGIA - Elementos químicos da célula.A Biologia estuda a unidade básica dos seres vivos, <b>a célula.</b> Este ramo da Biologia é denominado Citologia.<br />
<br />
Ao iniciarmos o estudo dos componentes químicos da célula, é imprescindível dividirmos estes componentes em: inorgânicos e orgânicos.<br />
<br />
Inorgânicos: as substâncias químicas inorgânicas não possuem o <b>carbono</b> coordenados em cadeias, compreendendo 95% das substâncias presentes em nosso planeta. Se apresentam em quatro grupos:<br />
- ácidos, bases (hidróxidos), sais e óxidos.<br />
Na Biologia estuda-se a água e os sais minerais.<br />
<br />
Orgânicos: as substâncias químicas orgânicas possuem o <b>carbono</b>, compostos extraídos dos organismos vivos. Está dividido em grupos:<br />
- Hidrocarbonetos, haleto, álcool, enol, fenol, éter, éster, aldeído, cetona, ácido carboxílico, aminas, amidas, nitrocompostos, nitrilas, isonitrilas e compostos de Grignard.<br />
Na Biologia estuda-se os glicídios, as proteínas, as enzimas, as vitaminas e os ácidos nucléicos.<br />
<br />
Há uma nomenclatura que denomina os elementos químicos da célula de <i>biolelementos </i>ou <i>elementos biogênicos.</i> Em acordo com a complexidade classificam-se em: primários, secundários e oligoelementos.<br />
<br />
- Elementos primários: proporção de 95% e compreendem C, O, H, N e, em menor proporção, P. Apresentam-se na formação dos açúcares, gorduras, proteínas e ácidos nucléicos.<br />
<br />
- Elementos secundários: proporção de 1% a 4% dos organismos vivos, sendo os principais: Ca, Mg, K, Na, Fe e Cl.<br />
<br />
- Oligoelementos: proporção inferior a 1%, sendo o caso de Cu, Mn, Al, N, F, I e Si.<br />
<br />
Quando estas moléculas se reagrupam entre si têm como resultado as <i>biomoléculas</i>.<br />
<br />
COMPOSIÇÃO QUÍMICA ELEMENTAR MÉDIA DA CÉLULA.<br />
<br />
O2 - 65,0% ; C - 18,0%; H2 - 10,0%; N2- 3,05%; Ca - 1,80%; P - 1,20%; K - 0,35%; S - 0,25%; Na - 0,15%; Cl - 0,15%; Mg - 0,05%; F - 0,007%; Fe - 0,005%; Outros (Zn, Br, Mn, I, Co) - 0,038%.<br />
<br />
PRINCIPAIS BIOMOLÉCULAS MÉDIA DA CÉLULA.<br />
<br />
Água - 65%; Proteínas - 15%; Lipídios - 8%; Carboidratos - 6%; Sais minerais - 5%; outros - 1%.<br />
<br />
Para a formação das principais substâncias inorgânicas e orgânicas, há uma combinação entre si conforme abaixo descrito:<br />
<br />
- Monossacarídeos --> Dissacarídeos, polissacarídeos (Carboidratos).<br />
- Bases Nitrogenadas --> Nucleotídeos --> Ácido Desoxirribonucléico, Ácido Ribonucléico (Ácidos Nucléicos).<br />
- Aminoácidos --> Proteínas.<br />
- Ácidos Graxos e álcoois --> Lipídios (Gorduras).<br />
<br />
COMPOSIÇÃO GERAL CELULAR.<br />
<br />
Fazendo uma análise química elementar presencia-se 16 elementos essenciais que podem ser encontrados em todas as espécies.<br />
Na formação dos compostos celulares, a água é o mais abundante, cerca de 95% da massa total celular. O restante compreende as biomoléculas e os sais minerais.<br />
<br />
Aqui encerra-se o estudo geral resumido sobre os componentes químicos da célula.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-89776732041977310362012-05-06T14:59:00.002-07:002012-05-06T14:59:32.874-07:00Testes de conhecimentos - Mamíferos.1) (Vunesp- mofidicada) Mamíferos aquáticos, como os cetáceos possuem um espesso revestimento de tecido adiposo com importante função para:<br />
<br />
a) facilitar a flutuação.<br />
b) evitar perda de calor.<br />
c) evitar perda de água.<br />
d) moldar o corpo, tornando-o mais hidrodinâmico.<br />
<br />
2) (UFSC - modificada) Pertencem à classe dos mamíferos as ordens:<br />
<br />
a) urodelos, anfíbios, galiformes, cetáceos, prosbocídeos.<br />
b) lacertilios, quelônios, insetívoros, quirópteros, roedores.<br />
c) quirópteros, cetáceos, prosbocídeos, roedores.<br />
d) teleósteos, quelônios, galiformes, quirópteros.<br />
<br />
3) (Fuvest - SP - modificada) Um grupo de estudantes visitou o jardim zoológico e o professor pediu que classificassem, em suas respectivas ordens, os seguintes mamíferos: paca, tamanduá, macaco e gambá. A classificação correta é, respectivamente:<br />
<br />
a) marsupial, roedor, edentado e roedor.<br />
b) roedor, edentado, primata e marsupial.<br />
c) primata, roedor, edentado e marsupial.<br />
d) edentado, edentado, primata e roedor.<br />
<br />
4) (UFMG - modificada) O coração está completamente dividido em dois ventrículos e dois átrios:<br />
<br />
a) só nos mamíferos.<br />
b) apenas nas aves e mamíferos.<br />
c) em anfíbios, répteis, aves e mamíferos.<br />
d) em répteis crocodilianos, aves e mamíferos.<br />
<br />
<br />
<br />
GABARITO: 1-b; 2- c; 3-b;4-d.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-43036373531041976452012-05-06T14:45:00.002-07:002012-05-06T14:45:50.086-07:00Classe Mammalia.Classe de animais vertebrados que têm como principal característica a presença de mamas para alimentação dos filhotes. Os mamíferos apresenta uma das maiores diversificação em ordens.<br />
<br />
Características gerais:<br />
- são homeotérmicos (endotérmicos) --> presença de temperatura constante;<br />
- são vivíparos;<br />
- são tetracavitários (2 átrios e 2 ventrículos) sem mistura sangüínea;<br />
- são amniotas;<br />
<br />
Características específicas:<br />
- presença das glândulas mamárias, sudoríparas e sebáceas;<br />
- corpo recoberto por pêlos (formados por queratina);<br />
- presença do diafragma (auxílio na respiração);<br />
- dentição diferenciada heterodontes (dentes incisivos, caninos, pré-molares e molares);<br />
- presença de gordura subcutânea (isolante térmico);<br />
- presença de anexos embrionários (garras, unhas, chifres e cascos);<br />
- Sistema esquelético --> presença de ossos pélvicos fundidos;<br />
- Sistema circulatório --> duplo e completo;<br />
- Sistema respiratório --> presença de pulmões grandes e com lobos (3 lobos no direito e 2 lobos no esquerdo);<br />
- Sistema nervoso --> presença de encéfalo desenvolvido;<br />
<br />
Classificação: dividida em ordens:<br />
- Monotremata --> ornitorrinco, equidna;<br />
- Insectivora --> ouriço, toupeira;<br />
- Marsupialia --> canguru, gambá;<br />
- Chiroptera --> morcego;<br />
- Edentata --> tatu, tamanduá, preguiça;<br />
- Cetacea --> baleia, boto, golfinho;<br />
- Sirenia --> peixe-boi;<br />
- Rodentia --> rato, capivara, paca, cutia, esquilo;<br />
- Lagomorpha --> coelho, lebre;<br />
- Prosbocidea --> elefante;<br />
- Artiodactyla --> porco, boi, camelo, rena, hipopótamo, cervo;<br />
- Perissodactyla --> cavalo, asno, zebra, anta, rinoceronte;<br />
- Carnivora --> cão, gato, raposa, lobo, leão, guará, hiena, onça;<br />
- Primata --> macaco, homem.<br />
<br />
Encerra-se o breve resumo geral dos cordados.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-66804131238675767582012-04-29T16:44:00.000-07:002012-04-29T16:44:24.589-07:00Testes de conhecimentos - Aves.1) <strong style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: small; line-height: 16px; text-align: left;"> </strong><span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">(UNISA - modificada) A ausência de bexiga urinária e a eliminação continua de fezes pode ser considerada (em aves) uma adaptação à(ao):</span><br />
<span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;"> </span><br style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: small; line-height: 16px; text-align: left;" /><span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">a) homeotermia</span><br style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: small; line-height: 16px; text-align: left;" /><span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">b) heterotermia</span><br style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: small; line-height: 16px; text-align: left;" /><span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">c) postura de ovos</span><br style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: small; line-height: 16px; text-align: left;" /><span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">d) vôo</span><div>
<span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;"><br /></span></div>
<div>
<span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">2) </span><span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;"> </span><span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">Assinale a alternativa que não é correta em relação às aves:</span></div>
<span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;"> </span><br style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: small; line-height: 16px; text-align: left;" /><span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">a) a glândula uropigiana é a única presente na pele, produzindo secreção oleosa;</span><br style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: small; line-height: 16px; text-align: left;" /><span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">b) o esterno pode ou não ter uma quilha, cuja função é auxiliar no vôo;</span><br style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: small; line-height: 16px; text-align: left;" /><span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">c) sob as duas pálpebras há uma fina e quase transparente membrana denominada nictitante que protege os olhos durante o vôo;</span><br style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: small; line-height: 16px; text-align: left;" /><span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">d) as hemácias são anucleadas.</span><div>
<span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;"><br /></span></div>
<div>
<span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">3) </span><span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">(UEMT - modificada) A diminuição de peso é um fator importante na evolução das aves. Com ela podem ser relacionadas as seguintes características das aves atuais, exceto:</span></div>
<span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;"> </span><br style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: small; line-height: 16px; text-align: left;" /><span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">a) ausência de dentes;</span><br style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: small; line-height: 16px; text-align: left;" /><span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">b) corpo coberto de penas;</span><br style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: small; line-height: 16px; text-align: left;" /><span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">c) ausência de bexiga urinária;</span><br style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: small; line-height: 16px; text-align: left;" /><span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">d) presença de sacos aéreos.</span><div>
<span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;"><br /></span></div>
<div>
<span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">4) </span><span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">(UBERABA - modificada) Qual das alternativas abaixo apresenta característica que não é própria das aves?</span></div>
<span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;"> </span><br style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: small; line-height: 16px; text-align: left;" /><span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">a) movimentos e reflexos rápidos;</span><br style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: small; line-height: 16px; text-align: left;" /><span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">b) possuem coração formado por quatro câmaras separadas;</span><br style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: small; line-height: 16px; text-align: left;" /><span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">c) desenvolvimento da visão;</span><br style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: small; line-height: 16px; text-align: left;" /><span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">d) fecundação interna e desenvolvimento interno.</span><br style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: small; line-height: 16px; text-align: left;" /><span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;"> </span><div>
<span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;"><br /></span></div>
<div>
<span style="background-color: white; color: #656565; font-family: Arial; font-size: x-small; line-height: 16px; text-align: left;">GABARITO: 1-d; 2-d; 3-a; 4-d.</span></div>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-71785409111003621342012-04-29T16:34:00.001-07:002012-04-29T16:34:47.740-07:00Classe Ave.Neste resumo geral irei descrever a classe dominadora do espaço aéreo. A Classe Ave.<br />
<br />
Características gerais:<br />
- do latim: avis: ave;<br />
- presença de corpo recoberto por penas;<br />
- membros anteriores transformados em asas;<br />
- esqueleto ósseo fino e leve para redução de peso; osso ocos (pneumáticos);<br />
- são homeotérmicos (temperatura constante);<br />
- são ovíparas;<br />
- desenvolvimento direito;<br />
- ovo dotado de casca;<br />
- amniotas (presença do âmnio);<br />
- pele seca e sem glândulas; exceto: glândula uropigiana (cauda).<br />
<br />
Características específicas:<br />
- penas leves, flexíveis e resistentes--> eixo central - ráquis; base - cálamo (folículo da pele); ramificações da ráquis (barbas); prolongamentos menores (bárbulas);<br />
- pés para se agarrar aos ramos das árvores, caminhar, nadar e segurar presas;<br />
- forma de pés e bico --> relacionada ao seu modo de vida;<br />
- penas formadas por queratina;<br />
- glândula uropigina --> produz secreção oleosa para impermeabilizar as penas e isolamento térmico;<br />
- anexos do tegumento (pele) --> escamas córneas nas patas, o bico e as garrar córneas;<br />
- soldaduras entre os ossos --> ancilose;<br />
- osso externo desenvolvido com uma expansão --> quilha ou carena;<br />
- presença da quilha - aves carenatas (voam); ausência da quilha - aves ratitas (não voam);<br />
- Sistema nervos --> bem desenvolvido; órgãos dos sentidos bem desenvolvidos;<br />
- Sistema digestivo --> inicia como bico (sua forma indica o hábito alimentar) terminação em cloaca;<br />
- Sistema respiratório --> presença de sacos aéreos);<br />
- Sistema circulatório --> coração tetracavitário (2 átrios e 2 ventrículos); fechada (sangue arterial e venoso não misturam); glóbulos vermelhos (biconvexos e nucleados);<br />
- Sistema excretor --> rins metanéfricos; ausência de bexiga;<br />
- Sistema reprodutor --> dióicas e monogâmicas.<br />
<br />
Classificação: em ordens:<br />
- Reiformes --> Ema, avestruz;<br />
- Esfeniciformes --> Pingüim;<br />
- Procelariformes --> Albatroz;<br />
- Pelecaniformes --> Pelicano;<br />
- Anseriformes --> Pato, ganso, cisne;<br />
- Ciconiformes --> Garça, cegonha, flamingo;<br />
- Falconiformes --> Urubu, abutre, gavião, falcão, águia;<br />
- Galiformes --> Faisão, peru, galinha;<br />
- Caradriiformes --> Gaivota;<br />
- Columbiformes --> Pombo;<br />
- Psitaciformes --> Papagaio, arara;<br />
- Cuculiformes --> Cuco, anu;<br />
- Estrigiformes --> Coruja;<br />
- Apodiformes --> Andorinhão, beija-flor;<br />
- Piciformes --> Pica-pau; tucano;<br />
- Tinamiformes --> Perdiz, codorna;<br />
- Passeriformes --> Passarinhos, pardal, canário, sabiá, tico-tico, andorinha.<br />
<br />
Aqui encerra-se este resumo geral sobre as aves.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-37658306560794875492012-04-18T17:44:00.002-07:002012-04-18T17:44:23.024-07:00Testes de conhecimentos - Répteis.1) Assinale a alternativa incorreta que representa características dos répteis:<br />
<br />
a) os embriões dos répteis apresentam: âminio, córion e alantóide.<br />
b) os embriões dos répteis se nutrem por vascularização placentária.<br />
c) os embriões dos répteis desenvolvem-se em ovos com casca porosa.<br />
d) os embriões dos répteis sofrem desenvolvimento direito.<br />
<br />
2) (UFV- MG modificada) Os répteis formam um grupo que se caracteriza por apresentar:<br />
<br />
a) fecundação interna e desenvolvimento dos ovos no meio terrestre.<br />
b) reprodução no meio aquático.<br />
c) fecundação externa e desenvolvimento dos ovos no ambiente terrestre.<br />
d) respiração branquial durante o desenvolvimento do embrião.<br />
<br />
3) Quanto a classificação dos répteis, complete a frase com a palavra da alternativa correta: " A Ordem ______ reúne animais endêmicos da Nova Zelândia: as tuataras."<br />
<br />
a) Squamata.<br />
b) Chelonia.<br />
c) Crocodilia.<br />
d) Rincocephalia.<br />
<br />
4) (UFMG - 2009 - modificada)<br />
A ruazinha lagarteando ao sol<br />
O coreto de música deserto<br />
Aumenta ainda mais o silêncio.<br />
<br />
Mário Quintana<br />
<br />
A expressão lagartear, deitar-se ao sol, resultou da observação de um comportamento comum aos lagartos. É CORRETO afirmar que, do ponto de vista biológico, esse comportamento se explica com base no fato de que os lagartos<br />
<br />
a) dependem de fonte externa de calor para a regulação da temperatura, o que os torna muito ativos ou muito lentos.<br />
b) evitam a dessecação por meio de placas córneas e de corpo revestido por pele grossa, o que lhes dificulta a locomoção.<br />
c) excretam ureia, composto volátil e tóxico, que requer água para ser eliminada e induz a um estado de paralisia.<br />
d) possuem pequena superfície pulmonar para uma troca gasosa eficiente, o que os torna sonolentos e preguiçosos.<br />
<br />
<br />
GABARITO: 1-b; 2-a; 3-d; 4-a.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-7091524633555895432012-04-18T17:22:00.000-07:002012-04-18T17:22:11.104-07:00Classe Reptilia.Neste breve resumo geral, estarei relatando sobre a classe dominadora do ambiente terrestre, a classe reptilia.<br />
<br />
Características gerais:<br />
- vertebrados conquistadores do ambiente terrestre (latim: repere: rastejar);<br />
- corpo recoberto por uma pele seca com formação de escamas e escudos, dedos terminados em garras;<br />
- pele impermeável para evitar desidratação e sobrevivência em ambientes muito secos (ex: desertos);<br />
- não sofrem metamorfose;<br />
- são deuterostômios (primeira cavidade corporal é o ânus, posteriormente a boca);<br />
- fecundação interna, machos em maioria com órgão copulador que sai da cloaca durante a cópula;<br />
- desenvolvimento direto;<br />
- presença do âmnio (bolsa de água que protege o embrião);<br />
- presença de alantóide (recebe os excretas);<br />
- presença de córion (proteção adicional e colabora junto ao alantóide na respiração);<br />
- são dióicos, maioria ovíparos, mas há casos de ovoviviparidade.<br />
<br />
Classificação: em quatro ordens:<br />
- Chelonia --> apresentam carapaça óssea com uma parte dorsal e outra ventral (plastrão), representantes: tartarugas, cágados e jabutis.<br />
- Squamata --> têm o corpo coberto por escamas e compreendem dois grupos: lacertílios ou sáurios (lagartos) e ofídios (cobras). Importante: maioria dos répteis;<br />
- Crocodyla --> possuem escamas córneas, que, na parte dorsal, estão reforçadas por placas ósseas dérmicas representantes: jacaré, gavial (Índia) e crocodilo;<br />
- Sphenodonta --> também chamados de rincocéfalos; representados por uma única espécie: <i>Sphenodon punctatus</i> (tuatura) que vive na Nova Zelândia. Assemelha-se ao lagarto.<br />
<br />
Características específicas:<br />
- Pulmão com maior superfície relativa e mais eficiente;<br />
- Desenvolvimento do embrião dentro de um ovo com casca, proteção mecânica e suporte;<br />
- São tetrápodes (quatro patas), com exceção dos ofídios (ápodas);<br />
- São pecilotérmicos (variam temperatura de acordo com o meio ambiente, sangue frio);<br />
- Esqueleto predominantemente ósseo;<br />
- Adaptados a viverem na água e na terra;<br />
- Coração tricavitário (dois átrios e um ventrículo) com circulação pulmonar e sistêmica;<br />
- Ventrículo único parcialmente dividido pelo septo de Sabatier (ocorre mistura do sangue venoso e arterial);<br />
- Circulação dupla e incompleta (sangue venoso e arterial com mistura no ventrículo);<br />
- Crocodilianos apresentam circulação dupla e completa (não há mistura de sangue venoso e arterial no ventrículo, pois é totalmente dividido); ainda ocorre uma pequena mistura no coração pelo forame de Panizzo;<br />
- Articulação cranial por um côndilo com ampliação dos movimentos da cabeça;<br />
- Boca com dentes, exceto tartaruga (bico);<br />
- Sistema digestório completo com terminação em cloaca;<br />
- Rins metanéfricos (abdominais);<br />
- Sistema nervoso com cerebelo mais desenvolvido;<br />
- Presença de 12 pares de nervos cranianos e espinais;<br />
- Olhos com glândulas lacrimais (manutenção da córnea úmida no ambiente terrestre).<br />
<br />
Encerra-se mais um breve resumo dos animais terrestres chamados répteis.<br />
-Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-5834992825302239072012-04-11T18:37:00.004-07:002012-04-11T18:37:52.704-07:00Testes de conhecimentos - Anfíbios.1) (UFRJ-modificada) São anfíbios:<br />
<br />
a) sapos e salamandras.<br />
b) rãs e sanguessugas.<br />
c) cecílias e lampreias.<br />
d) perereca e lagartixa.<br />
<br />
2) Nos anfíbios, a respiração cutânea compensa a:<br />
<br />
a) falta de hemoglobina no sangue.<br />
b) falta de respiração pulmonar.<br />
c) pequena superfície dos pulmões.<br />
d) falta de irrigação sanguínea na pele.<br />
<br />
3) No coração dos anfíbios adultos:<br />
<br />
a) circula apenas sangue venoso.<br />
b) circula apenas sangue arterial.<br />
c) circulam separadamente, sangue venoso e arterial.<br />
d) misturam-se no ventrículo sangue arterial.<br />
<br />
4) (VUNESP-modificada) Vertebrados tetrápodas, pecilotermos, respiração branquial na vida larvária corresponde a alternativa:<br />
<br />
a) répteis.<br />
b) mamíferos.<br />
c) anfíbios.<br />
d) peixes.<br />
<br />
<br />
<br />
GABARITO: 1-a; 2-c; 3-d; 4-c.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-57590449792830455012012-04-11T18:26:00.001-07:002012-04-11T18:26:29.513-07:00Classe Amphibia.Neste breve resumo, irei apresentar a Classe Amphibia que tem como característica marcante a vida dupla por viverem na terra e na água.<br />
<br />
Características gerais:<br />
- anfíbios (grego: amphis: duplo; bios: vida) apresentam vida aquática na fase larvária e vida terrestre na fase adulta;<br />
- primeiros vertebrados tetrápodes (quatro patas) com adaptação para nadar, andar e saltar;<br />
- a pele é úmida pela presença de muco e lisa, sem escamas, com papel na respiração do animal adulto;<br />
- a língua é presa na extremidade anterior da boca, utilizada para captura de insetos e outras presas;<br />
- fecundação geralmente externa; macho e fêmea eliminam espermatozóides e óvulos na água;<br />
- larva aquática --> girino (com cauda, sem patas e de respiração branquial);<br />
- presença de metamorfoses; sapo com regressão da cauda e das brânquias e o desenvolvimento das patas e dos pulmões;<br />
<br />
Dividido em três ordens:<br />
- Gymnophiona (ápodes) --> corpo delgado e sem pernas; representantes: cobras-cegas;<br />
- Urodela --> apresentam cauda e possuem patas; representantes: salamandras e tritões;<br />
- Anura --> possuem patas e são desprovidos de cauda; representantes: sapos, rãs e pererecas.<br />
<br />
Características específicas:<br />
- presença de quatro membros pentadáctilos (cinco dedos);<br />
- respiração cutânea, além da pulmonar primitiva e a buco-faringeana;<br />
- são pecilotérmicos (variam a temperatura de acordo com o meio ambiente);<br />
- coração tricavitário (dois átrios e um ventrículo);<br />
- circulação sanguínea fechada (em vasos), dupla (sangue venoso e arterial) e incompleta (mistura sanguínea no ventrículo);<br />
- presença de dentes pequenos;<br />
- esqueleto em sua maior parte óssea;<br />
- presença de entalhe ótico pelo desaparecimento do opérculo;<br />
- reprodução por ovos dos tipos: meio aquático (água corrente ou parada); meio semi-aquático (ninhos de espuma flutuante ou vegetação acima d'água); ambiente terrestre (solo da mata);<br />
- são animais endêmicos (ocorre em um determinado local).<br />
<br />
Aqui um breve resumo bem esquematizado da Classe Amphibia.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-83448572151067455762012-04-06T14:14:00.003-07:002012-04-06T14:14:28.472-07:00Testes de conhecimentos - Peixes.1) (Santa Casa-modificada) A principal estrutura responsável pela propulsão dos peixes é:<br />
<br />
a) bexiga natatória.<br />
b) nadadeira peitoral.<br />
c) nadadeira dorsal.<br />
d) nadadeira caudal.<br />
<br />
2) Qual dos grupos que seguem apresenta somente peixes cartilaginosos?<br />
<br />
a) tubarão, sardinha, truta e salmão.<br />
b) raia, pirambóia, bacalhau e linguado.<br />
c) quimera, cação, pirambóia, lampréia.<br />
d) cação, tubarão, raia e quimera.<br />
<br />
3) (Uberaba-modificada) Os peixes que migram da água doce para o mar para a desova é classificado como:<br />
<br />
a) dóldromos.<br />
b) catádromos.<br />
c) saládromos.<br />
d) anádromos.<br />
<br />
4) Todas as características abaixo pertencem aos peixes, exceto:<br />
<br />
a) respiração branquial.<br />
b) fecundação interna ou externa.<br />
c) presença de notocorda em estágio inicial.<br />
d) circulação de sangue arterial no coração.<br />
<br />
<br />
GABARITO: 1-d; 2-d; 3-b; 4-d.<br />
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-58551010609908055902012-04-06T13:51:00.001-07:002012-04-06T13:51:12.586-07:00Cordados - Superclasse Pisces - Chondrichthyes.Neste breve resumo geral será descrito as características gerais e específicas dos peixes cartilaginosos, ou seja, a Superclasse Pisces Chondrichthyes.<br />
<br />
Características gerais:<br />
- os peixes condricties (grego: chondros: cartilagem; ichthýs: peixe) possuem esqueleto cartilaginoso;<br />
- são animais marinhos, fazem parte dos vertebrados;<br />
- possuem boca com mandíbula (gnatostomados);<br />
- na epiderme apresenta glândulas produtoras de muco e escamas (placóides) com estruturas parecidas com dentes (dentículos dérmicos);<br />
- boca na posição ventral dotadas de cinco a sete pares de brânquias;<br />
- nadadeiras ímpares e nadadeiras pares (peitorais e pélvicas);<br />
- fecundação interna;<br />
- desenvolvimento direto;<br />
- maioria das espécies é ovíparas ou ovovivípara, mas alguns são vivíparas;<br />
- representantes: tubarões, raias e quimeras.<br />
<br />
Características específicas:<br />
- esqueleto totalmente cartilaginoso, este esqueleto suporta com mais de 10 metros de comprimento;<br />
- barbatanas menores conectadas na linha ventral permitindo a distinção do sexo;<br />
- nos machos, entre as nadadeiras pélvicas, existem dois órgãos alongados e cônicos (Clásper) - órgão copulador;<br />
- Digestão: provido de válvula espiral (tiflossole) terminando em uma cloaca (abertura comum para os aparelhos digestivo, urinário e reprodutor), condrícties marinhos possuem uma expansão digitiforme na porção final do intestino grosso (glândula de sal) para o equilíbrio osmótico;<br />
- Circulação: coração bicavitário (uma aurícula e um ventrículo), passa no coração apenas sangue venoso, circulação fechada;<br />
- Excreção: um par de rins, excreção com grande circulação de uréia (hiperetonia) para igualar a pressão osmótica interna e igualar com a pressão do mar, rins tipo mesonéfrico;<br />
- Reprodução: Animais dióicos, fecundação interna, desenvolvimento direto, existem espécies ovíparas, ovovivíparas e vivíparas;<br />
- Nervoso: presença de cérebro mais evoluído entre as espécies, médula protegida por vértebras, olhos com ausência de pálpebras adaptados a pouca luz, ouvido usado para equilíbrio, presença de células ciliadas para percepção das vibrações da água.<br />
<br />
Aqui encerra-se o breve estudo dos peixes cartilaginosos e, também os comentários sobre os peixes.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6642646375687706720.post-28424511093844987252012-03-29T13:28:00.002-07:002012-03-29T13:28:29.911-07:00Cordados - Superclasse Pisces - Classe OsteichthyesNeste resumo irei descrever objetivamente a classe dos peixes ósseos do filo Chordata.<br />
<br />
Característica geral:<br />
<br />
- São animais aquáticos, ocupando ambientes marinhos ou doce, vertebrados, típicos ectotérmicos, presença de escamas de origem dérmica e gnatostômios;<br />
- Respiração por brânquias com proteção de opérculo (placa articulada);<br />
- Boca em posição anterior;<br />
- Bexiga natatória é um órgão hidrostático; quando esta bexiga natatória pode estar ligada ao tubo digestivo (peixes fisóstomos), ou não ligada (peixe fisoclistos);<br />
- Escamas de origem dérmica, tipos: ciclóide e ctenóide;<br />
- Nadadeira caudal tipo homocerca ou dificerca;<br />
- Corpo fusiforme com glândulas secretoras de muco na pele, para facilitação da locomoção;<br />
- São dióicos com presença de dimorfismo sexual;<br />
- Reprodução sexuada, fecundação externa em geral;<br />
- Algumas espécies com fecundação interna, nadadeira caudal modificada para órgão de cópula;<br />
- Maioria ovípara, algumas espécies vivíparas;<br />
- Presença do saco vitelínico;<br />
- Desenvolvimento indireto com larva (alevino);<br />
- Alguns peixes realizam a subida dos rios (piracema) na época da reprodução (peixes anádromos).<br />
<br />
Características específicas:<br />
<br />
- Presença de linha lateral ao corpo --> escamas perfuradas longitudinal ligada a um canal com ligação ao sistema nervoso, com função de orientação (massas de água --> temperatura, salinidade, etc.);<br />
- Sistema nervoso com telencéfalo desenvolvido para função olfativa;<br />
- Possuem 10 nervosos cranianos;<br />
- Alguns peixes possuem células quimiorreceptoras responsáveis pelos sentidos do gosto e cheiro;<br />
- Esqueleto ósseo dividido em três partes: coluna vertebral, crânio e raios das barbatanas;<br />
- Coração com duas cavidades (bicavitário) circulando, somente, o sangue venoso;<br />
- Sistema excretor com rins mesonéfricos;<br />
- Peixes são hermafroditas, mudam de sexo de acordo com o número populacional em maior quantidade, ou seja, se há muitos machos, alguns se tornam fêmeas e vice-versa, para manutenção da espécie;<br />
- Peixes ósseos são os únicos que formam cardumes;<br />
<br />
Aqui tem-se um breve resumo organizado dos peixes ósseos.<br />
<br />
<br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01287512457675250538noreply@blogger.com0