Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Reino Vegetal - Parte I

Este reino denominado Reino Plantae (latim: planta) é, também conhecido por Vegetal ou Metáfita.
As características que envolvem os seres bióticos a este reino são:
-células com cloroplastos (contêm clorofila) para fazer a fotossíntese;
- células revestidas por uma membrana contendo um açúcar polissacarídico (celulose), também denominada de membrana celulósica ou, simplesmente, parede celular;
- células que armazenam um açúcar polissacarídico (amido) como fonte de reserva energética;
- seres que apresentam ausência de locomoção, mas não de movimentos (responsáveis pela melhor captação da luz solar).

A classificação deste reino, pode ser dividido em três grupos:
-vegetais inferiores --> as algas;
- vegetais intermediários --> criptógamas;
- vegetais superiores --> fanerógamas ou espermatófitas.

Uma outra forma de classificação, utiliza como critério,  a presença ou ausência de vasos condutores de seivas.
Estes vasos são conhecidos como lenho ou xilema ( transporte da seiva bruta --> água e sais minerais); líber ou floema ( transporte da seiva elaborada --> água e açúcar).
Assim, classificamos estes vegetais como:
-vasculares ou traqueófitos --> apresentam os vasos condutores de seiva bruta e elaborada;
- avasculares ou atraqueófitos --> não apresentam os vasos condutores de seiva bruta e elaborada.

O reino Plantae compreende seres bióticos que evoluíram da água para a terra firme.

-Vegetais inferiores: Algas.
 As algas unicelulares são os organismos mais simples que vivem na água. Estes seres apresentam um corpo primitivo, chamado Talo, que não chega a formar raízes para fixação, nem caule e nem folhas verdadeiras, ou seja, apresentam estruturas que assemelham as estruturas presentes nas plantas. Sendo assim, estas estruturas são nomenclaturadas em rizóides, caulóides e filóides. Como as algas não apresentam tecidos vasculares, estas são denominadas avasculares.
Estas algas apresentam clorofilas e outros pigmentos que auxiliam na fotossíntese. Se reproduzem tanto sexuada como assexuadamente. Vivem em hábitat marinho, mas apresentam pequenos grupos em água doce e em ambientes terrestres, porém, úmidos.
Estas algas são classificadas em grupos:
- clorofíceas --> algas verdes (grego: clorós: verde);
- feofíceas --> algas pardas (grego: feós: pardo);
- rodofíceas --> algas vermelhas (grego: rodós: vermelho).

Cloróficeas: variadas, encontradas na superfície, temos a Spirogyra, formando chumaços verdes em águas estagnadas. A alface-do-mar ou ulva, alga maior, freqüentemente, abandonada em praias, quando a maré está baixa. Além do pigmento de clorofila, possui a xantofila (grego: xantós: amarelo). Reservam amido, como nas plantas ( quando concentrados em grãos protéicos são denominados pirenóides).
Há formas unicelulares móveis (flagelos); imóveis, coloniais ou de vida livre. Espécies pluricelulares de vários tamanhos e formas. Freqüentemente há exemplares em água doce e no mar, mas, algumas em solo úmido, em troncos, em rochas úmidas, na neve, no gelo e até vivendo em outros seres vivos ou associados aos fungos (líquens). Reproduzem-se por bipartição (formas unicelulares) ou por esporulação, formas assexuadas. Reprodução por conjugação (troca de material genético) ou por singamia (união de gametas), formas sexuadas.

Feofíceas: algas maiores em tamanho, quase todas marinhas; já macroscópicas e pluricelulares, possuindo dois tipos de clorofilas, a e c com associação a carotenóides (fucoxantina). Possuem parede celulósica com algina (dando consistência). Possui um açúcar de reserva polissacarídico (laminarina), além de gotas de óleo. Possuem estruturas que assemelham mais as plantas. Sã, em geral, de grande porte como Sargassum (Mar de Sargaços). As algas marinhas são as kelps como a Macrocystis (sequóia dos mares) com até 100 metros de comprimento.
Vivem sobre rochas submersas, em superfície, no mar aberto, em água frias e salgadas.

Rodofíceas: Quase todas pluricelulares, marinhas e variam muito de tamanho, desde microscópicas até formas com 3 metros de comprimento. Possuem parede celulósica e carragenina (polissacarídeo). Preferem as águas quentes e profundas dos mares tropicais. Armazenam um glicídio assemelhado ao glicogênio - amido das florídeas.

Reprodução: Em algas pluricelulares, alface-do-mar, os gametas masculinos e os femininos são iguais (oogamia) e possuem flagelos. Em algas evoluídas, Laminaria, os gametas são diferentes (anisogamia). A oosfera, sem flagelo, é maior, devido ao armazenamento de substâncias de reserva. Os gametas masculinos ou anterozóides, flagelados, se locomovem até o talo, onde se concentram as oosferas para ocorrer a fecundação. O zigoto formado, depois de passar por várias divisões celulares, originam uma nova alga. Quando o ambiente é adverso, a reprodução torna-se assexuada e forma esporos (resistentes). O indivíduo que se desenvolve do esporo (gametófito), enquanto o zigoto é o esporófito.

Assim, termino a primeira parte do reino vegetal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário