Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de março de 2012

Reino Animal - Parte III

Nesta aula será abordado o maior filo da natureza. Seus representante se encontram em qualquer ambiente: terra, ar e mar. Estou falando do filo Arthropoda.

Filo Arthropoda: (grego: arthros: articulado + poda: pé), concentra-se a maioria dos animais presentes na natureza, aproximadamente, 1 milhão de espécies. Características marcante deste filo é: segmentação, apêndices articulados e exoesqueleto. Animais de simetria bilateral e corpo segmentado. Maioria apresenta três regiões distintas: cabeça, tórax e abdômen. Em algumas espécies, duas regiões: cefalotórax (fusão da cabeça com tórax) e abdômen ou tronco. Em algumas espécies, os apêndices articulados formam: patas, antenas, palpos e pinças. O corpo é revestido por um exoesqueleto, constituído por cutícula de quitina (substância secretada pela epiderme) que lhes conferem resistência por ser impregnada por carbonato de cálcio.

Classificação dos artrópodes: são formados por cinco classes:
- Classe Insecta --> animais providos de um par de antenas (díceros) e três pares de patas (hexápodes); corpo dividido em três regiões: cabeça, tórax e abdômen. A característica que distingue os insetos são: presença de asas e aparelho bucal.
- Classe Aracnida --> animais desprovidos de antenas (áceros) e quatro pares de patas (octópodes); presença de mandíbulas, quelíceras e pedipalpos. Representantes: aranhas, escorpiões e ácaros.
- Classe Chilopoda --> animais providos de uma par de antenas (díceros), um par de mandíbulas e dois pares de maxilas; corpo alongado, dorsoventralmente, segmentado e dividido em cabeça e tronco. Representantes: Centopéias ou lacraias.
- Classe Diplopoda --> animais providos de um par de antenas (díceros), um par de mandíbulas, um par de maxilas e dois grupos de olhos simples; corpo cilíndrico e segmentado em três partes: cabeça, tórax e abdômen; tórax constituído por quatro segmentos: o primeiro ápode (sem patas) e os outros três, um par de patas cada um; vivem em locais úmidos e escuros. Representantes: Piolho-de-cobra ou embuá.
- Classe Crustacea --> animais providos de dois pares de antenas (tetráceros), um par de mandíbulas e dois pares de maxilas; corpo geralmente dividido em cefalótorax e abdômen; exoesqueleto reforçado por carbonato de cálcio; os apêndices são bifurcados, birremes; tipicamente aquáticos e predominantemente marinhos. Representantes: camarões, lagostas, siris e caranguejos.

Classe Insecta: caracterizam-se principalmente pela presença de asas e aparelho bucal.
- Thysanura --> mastigador, asas ausentes. Traça.
- Odonata --> mastigador, asas membranosas (4) . Libélula.
- Orthoptera --> mastigador, asas pergamináceas (2) e membranosas (2). Barata, grilo, gafanhoto.
- Isoptera --> mastigador, asas membranosas (4). Cupim.
- Anoplura --> picador-sugador, asas ausentes. Piolho.
- Homoptera --> picador-sugador, asas membranosas (4). Cigarra e pulgão de planta.
- Hemiptera --> picador-sugador, asas hemiélitros (2) e membranosas (2). Percevejo e barbeiro.
- Lepidoptera --> sugador, asas membranosas (4) com escamas. Borboleta e mariposa.
- Siphonaptera --> picador-sugador, asas ausentes. Pulga.
- Diptera --> sugador, asas membranosas (2). Mosca e mosquito.
- Coleoptera --> mastigador, asas élitros (2) e membranosas (2). Besouro.
- Hymenoptera --> lambedor e sugador, asas membranosas (4). Abelha, vespa e formiga.

Então, termino mais uma revisão do reino animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário