Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mundo invisível - parte II

Dando continuidade aos nossos estudos da biologia, falaremos da segunda parte do mundo invisível que também são microrganismos.
Direto ao assunto falarei sobre o Reino Protista onde estão reunidos seres bióticos que são unicelulares, ou seja, a célula é o próprio ser vivo. Porém estes seres são denominados eucariontes (grego: eu: verdadeiro; karyon: noz, amêndoa, núcleo) quer dizer que apresentam a membrana nuclear (carioteca ou cariomembrana) individualizando um núcleo evidente.
Há uma heterogenia neste reino com seres autótrofos, fotossintetizantes e seres heterótrofos, sendo muitos parasitas.
Faz parte desse reino os protozoários (grego: proto: primeiro; zoon: animal) que são heterótrofos e as algas protistas (algas douradas, amareladas (fogo)).
Os protistas se reproduzem, principalmente, por reprodução assexuada (bipartição ou cissiparidade), mas, também, temos reprodução sexuada com produção de gametas (células reprodutoras).
Este reino pode ser subdividido em vários filos:
- Protozoa --> protozoários;
- Euglenófitas --> euglenas;
- Crisófitas --> algas douradas;
- Pirrófitas --> algas de fogo;
- Gimnomicota --> mixomicetos.

Filo Protozoa: seres unicelulares, eucariontes e heterótrofos --> características gerais. Sofrem classificação em grupos baseado na forma de locomoção a que apresentam, sendo formados as classes:
- Sarcodina ou Rizópoda --> locomoção por pseudópodes (grego: pseudos: falsos; podos: pés);
- Flagelata ou Mastigófora --> locomoção por flagelos:
- Ciliófora ou Ciliata --> locomoção por cílios;
- Esporozoa --> ausentes de estruturas locomotoras.

Classe Sarcodina: são reconhecidos pelos pseudópodes (emissão de estruturas citoplasmáticas) que são utilizadas para sua locomoção e, também, para capturar alimentos. Apresentam-se em locais de água doce e no mar. Representante mais conhecido é a ameba (Amoeba proteus). Mas não deve-se esquecer do representante parasita humano a Entamoeba histolytica (parasita do intestino) ingerida pela água e alimentos contaminados que provoca disenteria.

Classe Flagelata: são reconhecidos pelos batimentos dos flagelos (número de um, dois ou mais). Vivem livremente e alguns são parasitas. Representante mais conhecido de vida livre é a Tryconympha, mutualística do trato digestivo dos cupins (térmitas) na digestão da celulose. Representantes parasitas humanos conhecidos temos a Giardia lamblia (intestinal); Trichomonas vaginalis (leucorréia); Trypanosoma cruzi (doença de Chagas) e a Leishmania brasiliensis (úlcera-de Bauru).

Classe Ciliófora: são reconhecidos pelos batimentos ciliares e a peculiar característica de apresentarem dois núcleos (macronúcleo e micronúcleo). Encontram-se na água doce e no mar. Vivem livremente. Representante conhecido de vida livre é o Paramecium caudatum, enquanto o representante parasita humano conhecido é o Balantidium coli (instestinal).

Classe Esporozoa: são reconhecidos pela ausência de estruturas locomotoras. São resistentes por apresentarem a estrutura esporo. Os representantes mais conhecidos são parasitas humanos como o Plasmodium malariae (malária) transmitido pela fêmea do mosquito-prego (Anopheles darlingi).

Filo Euglenófita: são seres unicelulares, presentes em água doce. Apresentam um ou dois flagelos e características peculiares como citoplasma com cloroplastos (fotossíntese) e são desprovidos de parede celular. O representante mais conhecido é a Euglena veridis.

Filo Crisófita: são conhecidas comumente como algas douradas. Participam do fitoplâncton (diatomáceas) como fonte primária para os seres marinhos. Mas vivem, também, em água doce e em ambientes terrestres úmidos. Apresentam na parede celular um incrustamento de sílica (areia). Estão presentes estruturas citoplasmáticas chamadas plastídeos contendo clorofilas como a fucoxantina (coloração dourada).

Filo Pirrófita: são algas unicelulares, apresentando dois flagelos sendo um envolto na célula e outro na ponta de forma livre. Sua parede celular celulósica é rígida formando placas como uma armadura. Alguns seres são bioluminescentes com pigmentos vermelhos e, também, fazem parte do fitoplâncton marinho. Em aglomeração são responsáveis pelo fenômeno maré vermelha.

Filo Gimnomicota: são seres que se assemelham às amebas. Apresentam massa citoplasmática plurinucleada que são denominadas plasmódio. Locomovem-se por pseudópodes. Vivem em ambientes úmidos e sombreados, debaixo de folhas mortas, em troncos podres ou outras matérias em decomposição.

Bem, finalmente, assimilaram um estudo sucinto, mas com bastante informações sobre este reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário