Total de visualizações de página

domingo, 17 de junho de 2012

Testes de conhecimentos - Proteínas.

1) PUC-MG modificada - Uma célula, em condições de laboratório, teve cortado seu suprimento de aminoácidos. De imediato, não mais poderão ser formados(as):

   a) lípides.
   b) proteínas.
   c) glicídios.
   d) polissacarídeos.

2)  (UFRGS - modificada) Considere as seguintes afirmativas:

    I - As proteínas são moléculas de grande importância para os organismos: atuam tanto estruturalmente como metabolicamente.
   II - As enzimas são proteínas que atuam como catalisadores biológicos.
  III - Existem proteínas que atuam como linhas de defesa do organismo e algumas delas são conhecidas como anticorpos.

   Quais são corretas?

   a) Apenas I.
   b) Apenas I e II.
   c) Apenas II e III.
   d) I, II e III.

3) PUC-RJ - modificada - Chama-se aminoácido essencial o aminoácido que:

   a) não é sintetizado no organismo humano.
   b) é sintetizado em qualquer organismo animal.
   c) só existe em determinados vegetais.
   d) é indispensável ao metabolismo energético.

4) (Ufes) modificada - São alimentos ricos em proteínas:

   a) leite, carne e soja.
   b) leite, ovo e farinha de milho.
   c) leite, café e banana.
   d) leite, carne e azeite.


GABARITO: 1-b; 2-d; 3-a; 4-a.

Você sabia?

   Enzimas e doenças hereditárias.

  Alguns problemas congênitos de má formação ou até não formação de enzimas por um gene deficiente, podem causar problemas sérios.

   Assim, há pessoas que não produzem a enzima que tem como função transformar a fenilalanina, encontrada nas proteínas dos alimentos que ingerimos.

   Sem a fenilalanina, o sangue atinge uma alta concentração de um corpo químico chamado cetona dando origem a doença fenilcetonúria.

    Essa doença atinge o cérebro causando lesões e, para estas pessoas, há necessidade de dieta pobre em fenilalanina para não agravar o problema.

Proteínas.

Neste capítulo abordarei as moléculas presentes em todas as estruturas da célula, fundamentais para o funcionamento dos organismos e, também, as enzimas, biocatalisadoras das reações químicas, não se esquecendo de alguns hormônios e os anticorpos.

PROTEÍNAS


   São moléculas longas formadas por moléculas menores, os aminoácidos. As proteínas podem ser combinadas por vinte tipos de aminoácidos. São constituídas por Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Nitrogênio (C,H,O,N) e frequentemente por Enxofre (S) e fósforo (P).
   Os aminoácidos são formados por grupamento amina (NH3) e o grupo ácido carboxílico (COOH) ou carboxila, associado a um grupo R (variante para a formação dos vinte aminoácidos).

    Tipos de aminoácidos:
- Ala - Alanina; Arg - Arginina; Asp N - Asparagina; Asp - Ácido aspártico; Cys - Cisteína; Glu - Ácido glutâmico; Glu N - Glutamina; Gli - Glicina; His - Histidina; Ileu - Leu - Leucina; Lys - Lisina; Met - Metionina; Phe - Fenilalanina; Pro - Prolina; Ser - Serina; Thr - Treonina; Tryp - Triptofano; Tyr - Tirosina; Val - Valina.
   Os vegetais fabricam todos os aminoácidos que necessitam a partir de cadeias de carbono (fotossíntese) e de nitrato (NO3-) do solo.
   Os animais não são capazes de fabricar os aminoácidos, mas fabricam aminoácidos a partir de outro obtido na alimentação.

   Aminoácidos essenciais - histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina - obrigatórios na alimentação.
   A união de um aminoácidos pela parte carboxila a outro aminoácido pela parte amina recebe o nome de ligação peptídica tendo como produto um peptídeo. Esta união pode formar também os dipeptídeos, tripeptídeo e acima de quatro aminoácidos polipeptídeo.

   As proteínas podem ser divididas em:
- simples - só apresentam aminoácidos;
- conjugadas - além dos aminoácidos, outras substâncias. Parte proteica e parte não-proteica (grupo prostético).

   As funções que as proteínas podem apresentar são:
- Estrutural - formando as membranas celulares junto aos lipídios;
- Catalisadora - participa da reação química acelerando-a sem ser consumido.
- Transportadora - participante constituinte dos glóbulos vermelhos do sangue;
- Contráctil - participa nos músculos com a actina e miosina;
- Imunológica - participação nas imunoglobulinas (anticorpos);
- Reguladora - participa na formação dos hormônios insulina e adrenalina.

   As proteínas se apresentam em formas como simples filamento ou por vários filamentos ligados entre si.
a sequência de aminoácidos formam estruturas como:
- Primária - estrutura filamentar; exemplo: insulina
- Secundária - estrutura em forma de dupla hélice; exemplos: hemoglobina
- Terciária - estrutura globosa; exemplo: mioglobina.

   O rompimento das ligações químicas das proteínas chama-se desnaturação que ocorre com a mudança de pH e temperatura.

   As enzimas são proteínas específicas que tem a função de acelerar as reações químicas, pois apresentam uma energia de ativação necessária para desencadear a reação química, portanto dando a função de biocatalisadora e a reação química de catálise.

   A enzima é formada por uma parte proteica (co-enzima), sendo a parte não-proteica o co-fator. Em reações químicas com vitaminas ela funciona como co-enzima e a vitamina (apoenzima) e o conjunto de holoenzima.

   A enzima se liga a uma substância (substrato) formando uma ligação química denomina chave-fechadura, porque as enzimas são específica aos seus substratos. No local onde ocorre a ligação química denomina-se centro ativo.

   As enzimas são alteradas por fatores externos como:
- Concentração do substrato; temperatura; e acidez da solução (pH).

   As enzimas sofrem nomenclatura com terminação (-ase) e temos duas enzimas consagradas exceção à regra a tripsina e a pepsina. Além das específicas hidrolases (água) e as transferases (transferência).

Aqui encerra-se um resumo geral e específico das proteínas.

domingo, 10 de junho de 2012

Testes de conhecimentos- Glicídios e lipídios.

1) (FEI-SP) modificada - Qual dos alimentos abaixo tem função basicamente energética?

   a) mel
   b) bife
   c) cenoura
   d) ovo

2) (Vunesp) modificada - São considerados oses ou monossacarídeos:

   a) maltose e glicose.
   b) sacarose e maltose.
   c) glicose e frutose.
   d) amido e glicogênio.

3) (UFMG) modificada - Os lipídios de procedência animal são mais perniciosos à saúde humana do que os de origem vegetal porque contêm com larga margem de freqüência um componente que se agrega às paredes das artérias, diminuindo-lhes o diâmetro e justificando o aparecimento de uma doença chamada aterosclerose. Esse componente é:

   a) o ácido úrico.
   b) o colesterol.
   c) a lecitina.
   d) o glicerol.

4) (UFU-MG) modificada - O colesterol é um esteroide que constitui um dos principais grupos de lipídios. Com relação a esse tipo particular de lipídio, é correto afirmar que:

   a) na espécie humana, o excesso de colesterol aumenta a eficiência da passagem do sangue no interior dos vasos sanguíneos, acarretando a aterosclerose.
   b) o colesterol participa da composição química das membranas das células animais e é precursor dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrógeno).
   c) o colesterol é encontrado em alimentos de origem tanto animal como vegetal (por exemplo, manteigas, margarinas, óleos de soja, milho, etc.), uma vez que é derivado do metabolismo dos glicerídeos.
   d) nas células vegetais, o excesso de colesterol diminui a eficiência dos processos de transpiração celular e da fotossíntese.


GABARITO: 1-a; 2-c; 3-b; 4-b.

Você sabia?

ESTERÓIDES ANABOLIZANTES

Cuidado!

São produtos sintéticos semelhantes ao hormônio masculino testosterona que utilizado de forma descontrolada pode interromper o crescimento do adolescente, causar hepatite, danos aos rins, câncer do fígado, problemas de comportamento (depressão, aumento da agressividade e irritabilidade), aumento da pressão arterial e do risco de ataque cardíaco.
No homem pode provocar esterilidade e atrofia dos testículos.
Na mulher desequilibra o ciclo menstrual e desenvolve características masculinizantes (presença de pelos na face).
Por isso são proibidos em competições esportivas como dopping.

CITOLOGIA - Glicídios e lipídios.

Neste tópico desenvolverei o assunto sobre glicídios e lipídios, nutrientes responsáveis pela quantidade energética dos seres vivos.

GLICÍDIOS
   Os glicídios, glúcides, glícides, sacarídeos, açúcares, carboidratos ou hidratos de carbono (do grego: glicos: doce) são biomoléculas constituídas de átomos de Carbono, Oxigênio, Hidrogênio (C,H,O).
   São consideradas as moléculas principais como fonte energética celular com importância na constituição das paredes celulares e presentes em abundância nos tecidos. Encontram-se, também, nos ácidos nucléicos com a participação das estruturas gênicas.
   Sua formação química consiste na proporção 1:2:1 de carbono, hidrogênio e oxigênio dando a fórmula geral (CH2O)n, onde n é o número de átomos de carbono.
 
Classificação:
-Monossacarídeos: açúcares simples; não sofrem hidrólise (quebra pela molécula de água); variam de 3 a 6 carbonos em sua moléculas; mais importantes: pentoses C5H10O5 - ribose - açúcar do RNA e do ATP (Trifosfato de Adenosina); C5H10O4 - desoxirribose - açúcar do DNA. hexoses C6H12)6 - glicose, galactose e frutose.
- Dissacarídeos: açúcares intermediários; insolúveis em água; variam de 2 moléculas a 10 moléculas unidas; mais importantes: fórmula geral C12H22O11 - sacarose - união da glicose + frutose (cana de açúcar e tecidos das plantas); maltose - união de glicose + glicose (cevada); lactose - união de glicose + galactose (leite).
- Polissacarídeos: açúcares complexos; sofrem hidrólise; união acima de 10 moléculas de monossacarídeos (monômeros) formando os polímeros (polimerização); reserva energética; mais importantes: fórmula geral (C6H10O5)n - amido (amilo) - reserva energética vegetal (raiz, caule e tubérculos e sementes); glicogênio - reserva energética animal (músculos) - polissacarídeos de armazenamento - celulose - formando parede celular nas células vegetais - polissacarídeo estrutural; quitina - componente da carapaça de artrópodes e parede celular dos fungos; ácido hialurônico - componente das células nos tecidos animais - polissacarídeo nitrogenado.

LIPÍDIOS
   Os lipídios, lípides, gorduras, óleos (do grego: lipos: gordura animal) são biomoléculas constituídas de átomos de Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Fósforo (C,H,O,P); são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos como álcool, querosene, clorofórmio, éter e benzina.
  São moléculas principais como reserva energética, pois quando oxidadas liberam energia que constituem as membranas celulares, mas, também se apresentam para a produção de vitaminas e hormônios. No tecido nervoso funciona como isolante elétrico do impulso nervoso.
   Por serem complexas apresentam funções energética, estrutural e reguladora.
   Sua formação química advém da união de glicerol (álcool) + ácidos graxos (ácidos de longa cadeia de carbono).

Classificação:
-Glicerídeos: gorduras e óleos - encontrados nos alimentos formados por glicerol (álcool de 3 carbonos) + 3 moléculas de ácidos graxos. Ácidos graxos com ligação dupla entre carbonos - insaturados - os óleos - líquidos em temperatura ambiente; Ácidos graxos com ligação simples entre carbonos - gorduras - apresentam na forma sólida em temperatura ambiente. São chamados comumente de Triglicérides ou triglicerídeos.
- Cerídios: ceras - encontrados nos vegetais (impermeabilizante), favo de mel de abelha e do orelha humana (proteção); formado por álcool de cadeia longa + ácido graxo.
- Fosfolipídios: encontrados como componentes das membranas celulares. formados por molécula de álcool (colina ou inositol) + ácidos graxos + ácido fosfórico + molécula nitrogenada; molécula polar com parte hidrófila (ácido fosfórico + álcool) e dupla camada hidrófoba (ácido graxo).
- Esteróides: Colesterol, hormônios sexuais, ácidos biliares e a vitamina D - formados por várias cadeias fechadas (não são ésteres de ácidos graxos) associadas aos lipídios; mais importantes: colesterol - presente nas membranas celulares; hormônios sexuais - testosterona e estrógeno; ácidos biliares - auxilias na digestão; vitamina D - combate ao raquitismo.

Aqui encerra-se mais um breve resumo geral dos glicídios e lipídios.